A Lituânia é um país pequeno, com vários parques nacionais, florestas nativas e relevo marcado por planícies. Neste pedacinho de terra recortado por lagos, no norte da Europa, à beira do mar Báltico, encontra-se uma nação incrivelmente resiliente. Em Vilnius, respiramos diariamente a história fascinante do povo lituano. Com um passado que remonta ao século XIV, a capital foi pela primeira vez mencionada em 1323 nas cartas do Grão-Duque Gediminas enviadas a cidades germânicas convidando judeus e alemães a se estabelecerem na cidade. Desde o início de sua existência Vilnius demonstra características de tolerância e inclusão. Durante toda sua história a cidade abraçou causas de liberdade e sempre manteve as portas abertas àqueles perseguidos em Estados vizinhos, como a Belarus. A história da capital lituana continua a impressionar até hoje, sete séculos mais tarde Vilnius é jovem de espírito e uma das cidades mais cativantes do norte da Europa. Vilnius continua a honrar a promessa de Gediminas de construir uma sociedade aberta e guerreira, sempre pronta a acolher novas ideias. Neste mês a cidade se destacou novamente, ao aparecer na lista dos 49 bairros mais descolados do mundo compilada pela renomada publicação inglesa, de alcance global, TimeOut.
É claro que não nos surpreende ver Vilnius brilhando no cenário mundial. Há três anos morando nesta capital de pouco mais de 500 mil habitantes, desfrutamos diariamente de seu aconchego e diversidade. A capital lituana é uma joia medieval de pura simpatia, recheada pela arquitetura charmosa, com ruas limpas e seguras, por onde caminhamos tranquilamente, dia e noite, sem nos sentirmos ameaçados. Vilnius é uma cidade em franco desenvolvimento no setor tecnológico e financeiro, atraindo grande número de expatriados que vêm para cá em busca de qualidade de vida. E não se arrependem! Nos últimos anos, mesmo em tempo de pandemia, o número de vagas na capital vem crescendo. O primeiro requisito para candidatos é ter inglês fluente pois a maioria das vagas em empresas internacionais não requer a língua lituana. Até mesmo em instituições do governo, de ciências e pesquisa, por exemplo, a língua inglesa prevalece. Desde a independência do regime soviético nos anos 90 o país investe pesado na educação e a grande maioria dos jovens lituanos entram na mercado de trabalho falando inglês fluentemente. Quem visita a capital logo percebe a facilidade na comunicação em inglês pois desde o caixa no supermercado, baristas, garçons até os profissionais médicos em clínicas particulares dominam a língua estrangeira.
Nos últimos quatro anos, em outubro, a revista Time Out tradicionalmente divulga uma lista dos bairros mais legais do mundo, ou seja lugares que demonstram uma mistura perfeita entre a cultura local, gastronomia e diversão, avaliados por moradores, mundo afora. Neste ano foram escolhidas 27 mil pessoas para participar da pesquisa. Para classificar a lista a rede global de editores e especialistas da Time Out considerou além do espírito comunitário do bairro e os quesitos mais óbvios, como o sabor, autenticidade, diversão e vida noturna, mas também a vibração secreta do local, aquela experiência genuína que faz do bairro uma referêcia entre os moradores e visitantes. O bairro da Estação em Vilnius aparece na quinta posição do ranking liderado pelo bairro Norrebo, na Dinamarca. O bairro na capital lituana está localizado, como o próprio nome diz, na região da estação de trem de Vilnius. Uma das características é sua apresentação “desarrumada” e irreverente, fora dos pontos turísticos tradicionais de Vilnius, menos conhecido do turismo de massa, um lugar que não conta com o trabalho ferrenho de um departamento de marketing.
No bairro da Estação pode-se contemplar a melhor arte de rua da cidade, com vários murais coloridos, cafés descolados e restaurantes com cozinha internacional menos conhecida, como do Uzbequistão e Georgia, além do histórico mercado de frutas e verduras Hales, um dos mais antigos de Vilnius. A arquitetura neoclássica do bairro, em certas áreas decadente, é outra atração. Na plataforma à beira dos trilhos ferroviários barzinhos alegres e uma estátua gigante de Tony Soprano, da série americana Os Sopranos, completam a cena criativa e emergente do local. A Loftas Art Factory, uma fábrica soviética transformada em espaço voltado para a comunidade, garante diversão no bairro com muita música, shows, desfiles de moda e exposições variadas. Sem dúvida, este distrito representa a alma artística nua e crua de Vilnius.
LEIA MAIS: