A Polícia Rodoviária Federal encerrou na segunda-feira, 15, a Operação Proclamação da República 2021. As ações, que tiveram início na sexta-feira, 12, voltaram-se ao monitoramento dos indicadores de esforços, criminalidade e acidentalidade, com policiamento ostensivo preventivo em locais e horários de maior incidência de acidentes graves e ocorrências criminais.
Na região sob a responsabilidade da Delegacia PRF de Lajeado, conforme previsto, houve aumento no fluxo de veículos em ambos os sentidos, especialmente na sexta-feira à noite e no sábado pela manhã, saída para o feriado, e na segunda-feira à tarde e à noite, no retorno.
No entanto, o grupamento rodoviário registrou apenas três ocorrências de trânsito, resultando em apenas uma pessoa ferida levemente.
De acordo com a PRF, as infrações mais cometidas foram as ultrapassagens irregulares (51) e a falta do uso do cinto de segurança (33). No combate à alcoolemia ao volante, sete condutores foram autuados por dirigirem sob a influência de álcool.