Um jovem que cumpre pena na Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva) vai cursar Ciências Contábeis na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Kássio de Souza Santos foi aprovado em primeiro lugar na prova de proficiência de língua portuguesa, realizado em cinco unidades prisionais da 8ª Região Penitenciária, para pessoas privadas de liberdade.
Ele concorria com outros 21 apenados a uma das cinco bolsas integrais de Ensino a Distância (EAD) nos cursos oferecidos pela Unisc. O processo de seleção foi desenvolvido pela equipe técnica da 8ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR) com apoio do Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Neeja) Mário Quintana, com sede na Peva.
De acordo com a delegada Samantha Longo, os candidatos que obtiveram os cinco primeiros lugares receberam notas superiores a 90 pontos em suas redações. Santos foi aluno do Neeja Mário Quintana e continua frequentando as aulas como ouvinte e participa do projeto de Remição Pela Leitura. “É um leitor atuante e isso deve ter colaborado no seu 1º lugar entre os 22 candidatos”, referiu a psicóloga Gabriela Kilian.
Ao comentar a aprovação dos apenados, a delegada Samantha disse que é um passo significativo para qualificar os apenados por meio do ensino superior. “Temos certeza que esta ação é muito necessária para que possamos promover uma mudança de vida para estas pessoas, através da educação”.
O Neeja Mário Quintana atua na Peva desde 2015 e tem como diretora a professora Mariela de Borba. Atualmente, conta com 106 alunos matriculados e tem como foco promover a inclusão social das pessoas privadas de liberdade. “Essa oportunidade de fazer uma faculdade tem um valor imensurável para mim, que sempre sonhei em cursar a faculdade de ciências contábeis”, disse Santos, ao comentar a oportunidade de fazer um curso superior.
A professora Mariela comemorou a aprovação de Santos. “Ficamos orgulhosos de seu resultado, porque nosso objetivo é resgatar valores, construir conhecimento e oportunizar mudanças na vida dos alunos”, frisou.
A delegada Samantha destaca que até o final de fevereiro, os cinco presos ganhadores das bolsas serão transferidos para Santa Cruz, para cursarem a faculdade no modo EAD.
Nos próximos meses, isso também será feito com os presos de Arroio do Meio, Encantado e Lajeado, aprovados no exame. Eles terão uma sala multidisciplinar para cursar EAD no presídio de Lajeado.