O plano inicial era ser professora de Matemática e Física. Tanto que, ainda na adolescência, a moradora de Mato Leitão Lizandra Danieli Schorr Pilz, mais conhecida como Chica, começou a dar os primeiros passos na área da Educação, quando realizou o curso de Magistério no Colégio Nossa Senhora Aparecida, em Venâncio Aires. Contudo, na hora de prestar vestibular, não encontrou essa opção de curso.
A empresária até cursou um semestre de uma graduação semelhante, mas optou por não dar continuidade por não ser exatamente o que esperava. “Trabalhei desde muito cedo, fazendo alguns ‘bicos’, e com 18 anos consegui meu primeiro emprego de carteira assinada. Nesse período eu ainda cheguei a lecionar por meio ano no Colégio Poncho Verde”, recorda.
Foi durante o trabalho no antigo Frigorífico Mercosul, que Lizandra se apaixonou pela área administrativa e contábil. Por isso, depois de um ano sem estudar, iniciou a graduação de Ciências Contábeis. “O frigorífico foi uma grande escola, aprendi muito trabalhando lá”, relata. A empreendedora também teve uma passagem pela agência do Sicredi, na época recém-inaugurada em Mato Leitão.
“Sou uma pessoa inquieta e estou sempre pensando no que posso agregar para trazer um diferencial, uma experiência nova para o meu cliente. Trabalhar com pessoas não é como trabalhar com máquinas. Exige atenção, tempo e carinho. Sou apaixonada pelo que faço.
LIZANDRA PILZ – Empresária
Empreendedorismo
A partir da experiência conquistada nos dois primeiros empregos, especialmente nas áreas administrativas e de controle financeiro, Lizandra e o marido Luís Carlos Pilz, o Caio, decidiram comprar um mercado e fundaram o Super Dobom na Cidade das Orquídeas. Nesse período, a empresária fez uma pós-graduação em Auditoria e Perícia, dentro da área de contabilidade, mas descobriu que gostava mesmo era do atendimento ao público.
“Sempre fui muito inquieta e tinha o desejo de empreender, de me desafiar”, compartilha.
Após cinco anos, ela e o esposo venderam o mercado. A intenção era de que Lizandra pudesse ficar um tempo em casa. No entanto, em menos de um ano, ela já começou a buscar oportunidades de trabalho. Na época, chegou a trabalhar por oito meses na área de Marketing da Biscobom Alimentos, mas logo em seguida saiu da empresa para abrir o próprio negócio: uma casa lotérica.
Alguns meses depois, o marido lhe deu a ideia de abrir uma farmácia. “Primeiro eu disse que não, porque não tinha conhecimento na área da saúde, mas depois aceitei a ideia e decidimos investir”, conta. Com o objetivo de se consolidar no município, Lizandra decidiu buscar parceria com rede de farmácia para ingressar no segmento. Em 31 de dezembro de 2021, em uma área de 50 metros quadrados, ela dava início à Drogaria Pilz. “Me apaixonei e me encantei pela área da saúde.”

Neste mesmo período, ela e o marido decidiram ser sócios do mercado Dobom, em Venâncio Aires. “Durante dois anos trabalhei nos três negócios. Administrava a farmácia e a lotérica, ajudava no atendimento na lotérica e era responsável pela parte financeira e de Recursos Humanos (RH) no mercado”, comenta.
A graduação em Farmácia, concluída em 2019, surgiu a partir de uma necessidade para a manutenção do negócio, mas despertou em Lizandra o amor pela área. Hoje, ela é proprietária e gerente da Lotérica e Papelaria da Sorte e da Drogaria Pilz – e o marido continua como sócio no Super Dobom. Recentemente, os negócios instalados em Mato Leitão passaram por uma remodelação física e houve aumento nas equipes de trabalho.
“Gosto e aposto muito na capacidade da minha cidade. Acredito nas pessoas daqui. Empreender é um grande desafio. O mercado exige dedicação, sintonia com a equipe e pensar em como será o amanhã. Tempo e persistência são estratégias muito importantes para a vida”, destaca. Ela também ressalta o apoio e incentivo recebidos do marido e das filhas Érica e Ingrid.