Venâncio Aires tem muitos artistas locais que divulgam sua arte em apresentações, shows e festivais como o Canto da Viola e Festival da Música Sertaneja, que teve mais uma edição no início deste mês, na Comunidade Santa Luzia, de Linha Herval. Entre os vencedores, na categoria profissional está a dupla Marcos e Bodo, que tanto juntos quanto individualmente, têm rica história e trajetória na música.
Marcos Luis Ferreira tem 48 anos e é segurança. Claudiomir Antônio Nunes, o Bodo, tem 49 anos e atua como motorista. A dupla, que tem amizade há mais de 15 anos, se conheceu e começou a tocar em uma edição do Terno de Reis, junto com o colega Jeres Faleiro. Esta foi a primeira vez que os dois se apresentaram juntos no Canto da Viola, mas em outra edição, também se apresentaram com o amigo Jeres, em um trio.
A decisão de participar como dupla neste ano surgiu após o amigo Jeres não poder estar presente e, então, eles uniram forças para formar a parceria. “O Bodo é uma estrela, um baita amigo e parceiro. Conheci, além dele, muitos outros grandes profissionais na música que tenho ao meu lado”, afirma Ferreira.
Sobre o Canto da Viola – evento idealizado por Telmo Kist – e Festival da Música Sertaneja, a dupla enfatiza serem eventos muito bons de participar. Para eles, é importante que este tipo de incentivo aos artistas continue acontecendo e que se mantenha por muitos anos. “Com certeza ganhamos mais visibilidade com estas apresentações. Pintam muitos contratos, e a divulgação da imprensa é sempre primordial também”, explica.
Ferreira, de forma individual ou com outros companheiros, participou de quase todas as edições do evento. Tem 11 títulos de primeiro lugar e mais outros de segundo e terceiro lugares. Ao todo, Ferreira acredita que já tenha participado de mais de 200 festivais e, em troféus, conta com mais de 100, a maioria deles conquistados com apresentações de músicas sertanejas. “Sem sombra de dúvidas, participo de muitos festivais. Muitos não ganhei, mas sou insistente. Em muitos eventos fui embora sem ganhar nada, mas no ano seguinte lá estava eu de novo”, comenta. Já Bodo, além deste ano, teve mais duas participações e foi campeão em todas elas. Ele também trabalha na área musical com a esposa, com a dupla Bodo e Jaque.
“Participar de eventos de música como o Canto da Viola é sempre é uma boa experiência, ganhando ou perdendo. Aprendemos cada vez mais, mas nunca desistimos. A música é tudo para mim, tenho contato desde pequeno.”
MARCOS LUIS FERREIRA
Cantor e segurança
Futuro
Sobre as próximas participações em competições musicais, Ferreira, que é formado em técnica vocal, menciona que está inscrito no Festival A Mais Bela Voz, que será realizado no dia 4 de novembro. Além disso, vai participar também do Festicanto, em Mato Leitão, e do Festival Sinimbu Mais Bela Voz.
“Fui campeão na última edição do A Mais Bela voz e do Festival de Sinimbu, já no Festicanto nem cheguei a me classificar. Agora, estou inscrito de novo para alcançar esse objetivo. Fazendo uma apresentação boa e que público goste, já é importante”, destaca. Já Bodo, que é instrumentalista, não participa de muitos festivais. Quando vai, é pela parceria com os amigos.
Clássicos da Música Sertaneja
• Ferreira participará, no dia 11 de março de 2023, do evento Clássicos da Música Sertaneja, que inciará às 23h, no Clube de Leituras, em Venâncio Aires. A participação será como vocalista da Super Banda, que conta também com a liderança de Jeres Faleiro.