O ano de 2023 recém começou e o trabalho das coordenadorias está na ponta do lápis. Afinal, são esses representantes da cultura gaúcha que têm a responsabilidade de representar o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), na função de coordenadores, à frente das 30 Regiões Tradicionalistas (RTs).
Na primeira coluna, impressa, de 2023, e no blog, quem recebe a homenagem da Cultura Gaúcha é a coordenadora da 24ª Região Tradicionalista (24ª RT), Luce Carmen da Rosa Mayer. Natural de Barros Cassal, hoje, Cidadã Venâncio-Airense, casada com Dalmo Mayer (há 30 anos), mãe do Felipe e da Marina, avó do Bernardo, ela chegou ao Município com seis anos.
No sangue
A trajetória no tradicionalismo da professora (há 30 anos) e Orientadora Educacional (15 anos), Luce Carmen, vem de berço, da família materna barros-cassalense. Desde criança, a paixão por músicas, cavalos e rodeios campeiros lhe acompanharam. E a herança vem do avô materno, Cândido Carvalho. “Sempre acompanhamos meu avó que era músico, tinha cancha reta e também participava de rodeios” conta.
Páginas
Na Capital do Chimarrão, Luce começou a escrever suas páginas no tradicionalismo com a entrada do filho Felipe Mayer, na invernada artística do Departamento de Tradição Gaúcha (DTG) Piazito da Tradição (à época em parceria com o Centro de Tradição Gaúcha (CPF) Terra de Um Povo). Assumindo, em seguida, o Departamento Cultural, da entidade, iniciava os primeiros desafios. O filho, que foi Guri Farroupilha da 24ª RT, representou a Região, em 2008, no Entrevero Cultural de Peões e Guris do Rio Grande do Sul. Atualmente, Juiz de Campeira, é pai do Bernardo Mayer. Que para orgulho, da avó, o “Bê” com 5 anos, já participa da Escola de Laço, projeto do Piquete Cavaleiros da Estrada e adora cavalos.
Desafios
Com a criação oficial do Piazito, em 2001, Luce Carmen foi a primeira patroa da entidade. E nesta caminhada, lá se vão 21 anos. Muitas histórias, também, escrevera ao lado da filha, Marina Mayer, que desde cedo adentrou nos departamentos artístico-cultural, sendo quatro vezes Prenda da 24ª RT, participando de Cirandas Estadual de Prendas e participando de invernadas de danças. Atualmente, a futura jornalista, também é responsável pelo Departamento de Cartões Tradicionalistas, da Região.
Em 2019, Luce Carmen foi eleita a primeira mulher coordenadora da 24ª RT. Em dezembro, 2022, foi reconduzida ao quarto mandato para uma gestão de mais dois anos. Ao lado do vice-coordenador, Vanderlei Kuhn, a coordenadoria tem sob sua responsabilidade 35 municípios e 86 entidades tradicionalistas. Entre esses, Venâncio Aires.
Muitos braços e abraços
Dentre os diversos trabalhos realizados pela coordenadora, ao longo da caminhada, estão o de presidente da Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA), Coordenadora artístico-cultural e vice-coordenadora da 24ª RT, coordenadora de Cultura Interna do MTG, presidente da comissão para o Acendimento da Chama Crioula/2012, e Inter-Regional do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), em Venâncio Aires. Além de atuar em diversos segmentos do voluntariado na sociedade venâncio-airense.
Entre os diversos reconhecimentos e títulos recebidos, pela tradicionalista, está a Comenda João-de-Barro, concedida pelo MTG, por ocasião do aniversário de 56 anos da Federação. Evento realizado em 2022. Título indicado pelas entidades tradicionalistas da 24ª RT.
Nota: A foto da família, refere-se ao recebimento da Comenda, diferente do que registrei no impresso ´posse do no MTG’.