Com o objetivo de aprimorar o turismo na região e tornar os municípios mais competitivos no cenário estadual, foi lançado, no dia 24 de março, o projeto Qualifica Turismo Vale do Rio Pardo. A assinatura da parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sicredi Vale do Rio Pardo RS, Sicredi Centro Serra RS, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp) ocorreu durante o 14º Seminário Regional de Turismo Rural, realizado na 21ª Expoagro Afubra, em Rincão del Rey, Rio Pardo.
A Capital do Chimarrão tem oito projetos inscritos: Casa Laura e Orquidário Cruz, Viveiro Chácara Recanto das Orquídeas, Escola do Chimarrão, Chácara do Mel, Sítio Klafke, Café Colonial Ledi Maggioni, Viveiro das Flores Fehlberg e Refúgio Rafah. O programa vai prestar consultoria para 40 empreendimentos turísticos de 14 municípios da região. A qualificação, envolvendo empresas de hospedagem, alimentação, atrativos turísticos e agências de turismo vai ocorrer de abril de 2023 a março de 2024, com a realização de visitas técnicas e consultoria de acordo com as necessidades de cada empresa.
Competitividade
Segundo a coordenadora do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) de Venâncio Aires, Silvani Frantz, o projeto é importante para colocar a Capital do Chimarrão em destaque no cenário do turismo regional, estadual e nacional. Venâncio Aires é o município com o maior número de pontos turísticos inscritos no Qualifica Turismo Vale do Rio Pardo. Em abril, devem ser iniciadas as visitas técnicas, com consultoria individual em cada empreendimento. “O projeto busca qualificar a oferta turística da região e apoiar as ações da Administração para promover o turismo e, assim, aumentar a competitividade”, diz.
Há seis meses em atividades, o Refúgio Rafah, em Linha 17 de Junho, o Sítio Klafke, de Linha Bem Feita, e o Viveiro das Flores Fehlberg, em Linha Grão-Pará, são as novidades entre os inscritos. O Refúgio Rafah realiza eventos em área aberta, sob agendamento, enquanto que o Viveiro das Flores Fehlberg se destaca pela beleza das flores e das trilhas para caminhada. Já o Sítio Klafke aluga o espaço por Airbnb.
*Com informações da Sicredi Vale do Rio Pardo
Pontos turísticos inscritos
• Casa Laura e Orquidário Cruz: quilômetro 77 da RSC-287
• Viveiro Chácara Recanto das Orquídeas: Linha Tangerinas
• Escola do Chimarrão: Linha Travessa
• Chácara do Mel: Linha Travessa
• Sítio Klafke: Linha Bem Feita, com acesso pela RSC-287
• Café Colonial Ledi Maggioni: Linha Arroio Grande
• Viveiro das Flores Fehlberg: Linha Grão-Pará
• Refúgio Rafah: Linha 17 de Junho