Após duas enchentes devastadoras do rio Taquari, em setembro e novembro do ano passado, a comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, se prepara para mais um fim de semana de devoção. Neste domingo, 4, ocorre a procissão e missa em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira dos marinheiros e, também, da localidade. A programação começa às 9h30min, com recepção à imagem no Porto do Santuário (Santinha) e é finalizada ao meio-dia, com almoço.
Este ano, a recepção não será nas margens do rio. Por questões de segurança, o andor com a santa será conduzido por marinheiros até o monumento. Além disso, como ocorre há anos, não há a procissão fluvial, também por segurança. A procissão segue o mesmo trajeto dos últimos anos até a Igreja da Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes. Assim como nos últimos anos, não será realizado o transporte de pessoas no percurso pelas águas. Às 11h30min começa a ser servido o almoço, com galeto e saladas, no valor de R$ 20 por pessoa. Em virtude das enchentes, não haverá festa na parte da tarde.
Reconstrução
Segundo o presidente da comunidade, Roni Maria, é uma festa que ainda sofre com os baques das duas enchentes e do vendaval de janeiro. Com isso, a comunidade ainda busca se reerguer e a programação, à tarde, com bandas, não ocorrerá, em virtude das dificuldades financeiras. “A comunidade está bem abalada e tentando se reconstruir”, afirmou, em participação no programa Terra em Uma Hora, da 105.1 FM.
Uma das coordenadoras das questões religiosas e tesoureira da comunidade, Teresinha Graef, explicou que será um momento para refletir sobre gratidão, pois nenhuma vida foi perdida e, ainda, agradecer ao poder público, às forças de segurança e aos voluntários que auxiliaram nas duas tragédias. “No meio de tudo isso, vamos resgatar as coisas boas e agradecer a todos que nos ajudaram”, declarou.
Imagem da santa
A imagem e o adorno de Nossa Senhora dos Navegantes, que ficam na igreja da localidade, foram diretamente afetados pelas duas enchentes do rio Taquari. De acordo com Roni Maria, ainda que a imagem tenha se mantido em pé durante as duas cheias, ela não resistiu à limpeza. “Absorveu água, ficou frágil e, como é uma santa antiga, não foi possível restaurar”, completou Teresinha.
“Depois de São Sebastião, este é um dos momentos de maior fé e devoção em Venâncio. A comunidade está fragilizada, financeira e emocionalmente, mas, ao mesmo tempo, com uma força muito grande de reconstrução e com apoio de todos.”
TERESINHA GRAEF
Tesoureira da comunidade
Contudo, surge mais uma grande história da localidade, a do voluntário Dirceu Becker. Ele foi um dos ajudantes nos resgates da cheia de setembro e acabou virando sua embarcação em Linha Santa Mônica, quando precisou lutar pela vida em meio à força das águas. Após ser resgatado por uma família da localidade, ele aumentou sua devoção por Nossa Senhora dos Navegantes.
Agora, como a comunidade não teria possibilidade financeira de adquirir uma nova imagem da santa, Becker auxiliou e, junto ao grupo de pescadores e caçadores ‘Os Mentirosos’, conseguiu uma nova santa para Vila Mariante. De acordo com Teresinha, o adorno com a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes veio de Mafra, em Santa Catarina. “Ele me entregou hoje pela manhã [sexta-feira, 2] e chorei de emoção, algo que não me permiti nos últimos meses, mas não consegui segurar”, declarou, novamente emocionada.
Saiba mais
• Nesta sexta-feira, 2 de fevereiro, foi celebrado o Dia de Nossa Senhora dos Navegantes, feriado em diversos municípios gaúchos banhados por rios, entre eles, Porto Alegre, Rio Pardo, Lajeado e Arroio do Meio. Nesta data, são realizadas procissões que levam a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes a santuários e igrejas. Em alguns locais, o feriado é em homenagem a Iemanjá, padroeira dos marinheiros nas religiões afro-brasileiras.
• Nesta data também é celebrado o Dia de Iemanjá, conhecida como ‘Rainha do Mar’. Ela faz parte da religião do Candomblé e de outras religiões afro-brasileiras e é a padroeira dos pescadores, jangadeiros e marinheiros, além de ser protetora dos lares, das crianças e gestantes. Apesar das festividades e de Nossa Senhora dos Navegantes ser a padroeira de Vila Mariante, não é feriado, pois a localidade é distrito de Venâncio Aires, município que não decreta feriado nesta data.
Relembre
• A Comunidade Católica Nossa Senhora dos Navegantes foi diretamente atingida pelas duas enchentes, tanto a igreja, quanto o salão e o necrotério. Na igreja entrou cerca de 1,5 metro de água e, em alguns pontos, chegou a dois metros.