Preocupado com o aumento dos casos de golpes, principalmente pelas redes sociais, o delegado Vinícius Lourenço de Assunção faz um alerta para que as pessoas tomem mais cuidados ao repassarem informações a terceiros ou acreditar em desconhecidos e promessas ‘fora do comum’. Esta semana, por exemplo, uma mulher perdeu mais de R$ 7 mil ao acreditar que um golpista, que se disse morador dos Estados Unidos e que ela conheceu pela internet, teria lhe enviado 15 milhões de dólares para lhe auxiliar financeiramente.
Mas o dinheiro, segundo o golpista, estava retido em um aeroporto e a mulher precisaria fazer alguns depósitos para liberá-lo. Inocentemente ou movida pela ganância, a vítima fez seis depósitos e só depois desconfiou que se tratava de um golpe. Porém, o dinheiro já havia sumido.
Outro golpe em alta é dos investimentos altamente lucrativos. Iludidas por estelionatários, pessoas, principalmente na faixa etária dos 18 aos 25 anos, acreditam que ganharão altas somas sem fazer esforço e acabam perdendo o pouco dinheiro que têm.
Dicas importantes
Titular da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), o delegado destaca algumas dicas essenciais para que as pessoas se mantenham seguras online. “Em primeiro lugar, é fundamental que todos usem senhas fortes e únicas para cada uma das contas online. Uma senha segura deve ter uma combinação de letras, números e caracteres especiais. Considere também a autenticação em dois fatores, que adiciona uma camada extra de segurança.”
O delegado Vinícius também ressalta a importância de verificar os links antes de clicar. “Muitos golpes começam com um simples clique em um link suspeito. Passe o cursor sobre o link para verificar seu destino antes de abrir, especialmente se for de uma fonte desconhecida. Em caso de dúvida, não clique”
Outra dica é manter seus dispositivos e softwares atualizados, uma vez que os golpistas podem explorar vulnerabilidades em sistemas desatualizados. Além disso, o delegado chama a atenção para os e-mails de phishing, que tentam enganar as pessoas para obter informações pessoais. “Desconfie de e-mails que pedem dados pessoais ou financeiros. Sempre verifique o remetente e procure por erros gramaticais ou sinais de falsificação”.
Além disso, o titular da DPPA alerta para as ofertas tentadoras. “Se algo parece bom demais para ser verdade, provavelmente é golpe. Seja cético em relação a promoções ou ofertas que pareçam fora do comum, assim como propostas amorosas acompanhadas de pedidos de dinheiro.”
Por fim, o delegado Vinícius encoraja as pessoas a se manterem informados sobre as novas tendências em golpes e a compartilhar essas informações com amigos e familiares e resume: “A prevenção é a chave para evitar ser vítima de golpes on-line.”
“A prevenção é a chave para evitar ser vítima de golpes on-line. Portanto, seja cético em relação a promoções ou ofertas que pareçam fora do comum.”
VINÍCIUS L. DE ASSUNÇÃO
Delegado, titular da DPPA