A entrevista ocorreu por meio do projeto ‘Mateando na casa dos candidatos’, que tem apoio da Erva-Mate Elacy. A transmissão ocorreu ao vivo pelo 105.1 FM e também em vídeo, no Terra Play, no YouTube.
Foi na sala de casa, no bairro Cidade Alta, que o candidato à Prefeitura de Venâncio Aires pelo PDT, Jarbas da Rosa, recebeu a reportagem do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM para o segundo episódio do programa ‘Mateando na casa dos candidatos’, nesta quarta-feira, 4. O atual prefeito da Capital do Chimarrão, acompanhado da esposa Janete da Rosa, 50, companheira há 22 anos, dos filhos Ana Clara da Rosa, 18, e Henrique Gabriel da Rosa, 9, e do seu mascote, o cachorro Pudim, abriu suas memórias da infância, em Linha Mangueirão.
“Lá não tinha creche, não tinha nada. Eu tinha que ir a pé, com 7 anos, caminhando dois quilômetros para o colégio [extinta Escola Tenente Coutinho]. Meus pais sempre nos incentivaram para que, além do trabalho na fumicultura, a gente continuasse estudando. Tudo que eu aprendi e sou, tanto na vida pessoal, profissional e familiar e de caráter, foram meu pai e minha mãe [que ensinaram]”, contou.
Medicina
Na percepção de Jarbas, que hoje tem 49 anos, foi a educação que mudou a sua vida. Desde cedo, na adolescência, o então estudante notou seu interesse e aptidão na área das Ciências Humanas e também na Biologia. A escolha por cursar Medicina foi, portanto, natural. Começou, neste momento, aquele que o prefeiturável entende como o maior desafio da sua vida: fazer uma faculdade.
Somente para ingressar no Ensino Superior pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) foram necessários dois anos de cursinho pré-vestibular, em Porto Alegre. “Eu saí de um mundo que eu conhecia. Então a faculdade abriu janelas de vida, de oportunidades. Se estou aqui hoje, eu devo à minha família, que me ajudou, porque tem um custo. Nas férias de verão da faculdade, eu voltava para ajudar na colheita do tabaco. Quando eu subi no anfiteatro da UFRGS, eu tenho certeza que ali a vida deles [meus pais] foi transformada”, afirmou.
Carreira na saúde
Foram dez anos na capital gaúcha até voltar à sua cidade natal, período em que concluiu também a especialização em Medicina da Família. “Eu e a Janete já estávamos casados, então sempre quis voltar. Ia para Bom Retiro do Sul, mas, no primeiro dia em que fui trabalhar, recebi uma ligação da secretária de Saúde de Venâncio, a Juçara Ferreira, me convidando para vir a Venâncio. Eu fiquei muito feliz e aceitei na hora.”
No município, sua atuação ganhou grande notoriedade na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Caic, no bairro Coronel Brito: “Foram 16 anos, todos os dias, de manhã e de tarde. É a minha comunidade, são os meus pacientes. Eu ficava mais lá do que em casa. Realmente o Caic, para mim, tem toda uma situação especial.”
Colete da Defesa Civil, o objeto especial
Jarbas da Rosa elegeu o colete da Defesa Civil como o objeto especial a ser destacado durante o programa. Comumente utilizado nos eventos climáticos extremos pelos quais Venâncio passou no último ano, o traje, na opinião do candidato, se tornou um símbolo que marcou a vida de milhares de pessoas: “O colete é algo que me acompanhou no último ano e eu praticamente não tirava nem para dormir. Por tudo que a gente passou, isso é algo que marcou muito a minha vida. Para mim, tem uma simbologia que transcende tudo que o que passei nesses 49 anos de vida”, disse.
Na oportunidade, o pedetista revelou que, em maio deste ano, durante a maior enchente da história de Venâncio Aires, ficou internado por cerca de 24 horas devido a uma crise hipertensiva de estresse.
Mate curto
- Família: tudo, é a nossa base.
- Chimarrão: parceiro do dia a dia.
- Time do coração: Grêmio.
- Uma qualidade sua: empatia.
- Um defeito seu: comilão.
- O que você nunca fez e gostaria de realizar? Aprender a nadar.
- Algo que você sabe fazer e quase ninguém sabe? Cozinhar.
- Se você não fosse médico, qual profissão você admira e gostaria de ser? Agricultor.
- Onde você levaria um turista em Venâncio? Na Igreja São Sebastião Mártir.
- O que mais te orgulha em Venâncio? A comunidade.
- Algo que incomoda em Venâncio e se você pudesse, mudaria? Sentimento de algumas pessoas de diminuir e falar mal do município.
- Uma obra que você faria em Venâncio? Acesso asfáltico a todos os distritos de Venâncio.
- Política: vocação. Gostar das pessoas.
- Uma qualidade da tua candidata a vice-prefeita? Parceira.
- Qual é, para você, o maior desafio de disputar as eleições para prefeito? Sendo prefeito, conduzir todos os atos administrativos da Prefeitura no dia a dia e ter tempo de trabalhar uma campanha. A nossa prioridade sempre vai ser a Prefeitura.
Uma palavra que define cada um dos candidatos
- Cândido Faleiro Neto (PT): Idealista.
- Maciel Marasca (PP): Extremista.
- Giovane Wickert (PSB): Oportunista.
- O que define você? Trabalho.