Há duas décadas, o Sesc semeia cultura e lazer em Venâncio

A unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Venâncio Aires completa 20 anos na próxima sexta-feira, 25. São duas décadas de uma intensa contribuição para a qualidade de vida dos venâncio-airenses. Sem dúvida, o Sesc é um dos principais atores da área cultural e esportiva da Capital do Chimarrão, como promotor e apoiador de eventos,além da academia e dos serviços de saúde. Basta lembrar da Feira do Livro, das apresentações teatrais, das corridas e passeios ciclísticos, para citar alguns exemplos.

Recentemente, com a ampliação da estrutura e inauguração do espaço Saber e Lazer, o Sesc passou a contar também com biblioteca, com um acervo riquíssimo à disposição da comunidade – qualquer pessoa pode retirar até 10 livros por mês de forma gratuita. Vale a pena visitar o local e conferir.

Nessa semana, conversei com a diretora do Sesc, Diane Lacerda Araujo, sobre o grande envolvimento com a comunidade venâncio-airense desde a criação da unidade, em 2004. Ela reforçou o objetivo de ir além das paredes da unidade, que fica na rua Jacob Becker, 1676. “Bem-estar e felicidade são palavras que permeiam todos os serviços”, destacou, ao lembrar o propósito do Sesc, de ‘cuidar, emocionar e fazer as pessoas felizes’.

No próximo sábado, a Folha do Mate divulga um conteúdo especial alusivo ao aniversário do Sesc, com destaque para a diversidade dos serviços e depoimentos de funcionários e usuários, que fazem parte desta história.

E por falar nisso, as comemorações dos 20 anos já começaram, com uma programação que abrange diversos públicos, ao longo da sexta-feira, 18, por meio do projeto Circula RS. As atividades iniciaram pela manhã, com encontro com o autor Guto Leite, na Escola Estadual de Ensino Médio Monte das Tabocas. A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Aloisius Paulino Algayer, do bairro Coronel Brito, recebeu um espetáculo musical para bebês e crianças.

À tarde, estudantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Venâncio Aires puderam assistir ao teatro de sombras ‘Mu e Malu: Dando Asas à Imaginação’, do grupo Cia Luminosa, de Porto Alegre. Um espetáculo encantador!

Além disso, o Colégio Oliveira recebeu a apresentação ‘Nyangara Chena: A Cobra Curandeira – Fortalecendo a Memória Cultural através da Oralidade’. No fim da tarde, um palco montado em frente ao Sesc recebeu as atrações ‘Bonecônicas’ e ‘Relicário Especial Nando Reis’. Foi uma sexta-feira cultural e que sintetiza bem o que o Sesc tem feito há duas décadas: espalhado cultura, lazer e bem-estar por onde passa, para diferentes públicos.

Presente especial

Outubro é um mês especial para a Folha do Mate, por conta do aniversário, celebrado no dia 6. Em 2024, a empresa completou 52 anos. Nesta semana, recebemos um presente feito com todo carinho pela turma de 2º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Odila Rosa Scherer, da professora Liliana Becker Moraes.

Eles se inspiraram na Folha do Mate para a criação do ‘Jornal da Odila’, produzido por eles com boas notícias sobre o educandário. Por meio do projeto da turma, já visitaram o jornal e também conversaram com profissionais da equipe para aprender mais sobre o processo produtivo das notícias. O trabalho, aliás, tem se destacado. Exemplo disso foi a participação, nesta semana, na Feira de Ciências da Univates, e na próxima semana, na Unisc.

Um agradecimento especial aos estudantes do 2º ano da Escola Odila. Adoramos as mensagens e bonitas ilustrações, como essa acima, onde foram retratados os colegas Cassiane Rodrigues e Carlos Dickow (pais da Lívia, aluna da turma), Luana Schweikart e Roni Müller.



Juliana Bencke

Juliana Bencke

Editora de Cadernos, responsável pela coordenação de cadernos especiais, revistas e demais conteúdos publicitários da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido