Durante esta terça-feira, 11, vereadores conheceram a proposta da criação de um novo Distrito Industrial (DI) em Linha Estância Nova. Para a concretização do projeto, o Governo Municipal aguarda o repasse de 91 hectares por parte do Estado, onde a área seria desmembrada em 168 lotes industriais com tamanho médio de 3.200 m2 cada. Dos 103 hectares do total de terras, oito estão reservados à recém-inaugurada Penitenciária Masculina e outros 2,3 hectares para a manutenção da Escola Estadual Adelina Konzen.
Embora ainda haja esperanças de que a área possa ser repassada ao Município durante o governo Tarso Genro, que encerra no fim do ano, o prefeito Airton Artus projeta um contato próximo dos vereadores do PMDB, que podem interferir no desfecho do projeto junto ao governador eleito José Ivo Sartori, que assume a partir de 2015. Além dos vereadores do PDT, Ana Cláudia, Gerson Ruppenthal, Neri da Silveira, estiveram presentes José Ademar Melchior, Rudimar Glier e Helena da Rosa, todos da bancada do PMDB local. Os secretários Telmo Kist, Leandro Pitsch e Tiago Quintana também compareceram no encontro.
Esta área ainda contempla o antigo Instituto Penal de Mariante. Para tentar municipalizar a área, a Administração Municipal já realizou diversas reivindicações verbais e documentais e o Governo Estadual sinalizou de forma positiva. Garantindo o repasse, o objetivo é buscar recursos necessários para a estruturação do novo Distrito Industrial. A Administração Municipal de Venâncio Aires pretende realizar obras de infraestrutura, abertura de estradas e instalações de redes elétricas, água e internet. Além dos lotes, o projeto ainda reserva uma área para instalação de um posto da Polícia Rodoviária Estadual, em Estância Nova.