A falta de água que atinge grande parte das localidades do interior de Venâncio Aires foi tema de reunião na manhã desta segunda-feira, 28, e motivo para o governo local decretar Situação de Emergência no interior do município. O encontro reuniu membros da Defesa Civil, secretários municipais, representantes da Corsan, Corpo de Bombeiros e Emater.  Estima-se que 90% dos reservatórios de água do interior estejam prejudicados em função da estiagem. Além disso, a administração municipal recebe, em média, 40 pedidos diários para abastecimento de água.

A seca que perdura desde novembro de 2011 afetou principalmente as localidades do nono distrito, com sede em Vila Estância Nova. Conforme o chefe da Defesa Civil, Oli Zorzo, nessa região a secretaria municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos já abasteceu propriedades e residências com 640 mil litros de água potável. Para todo o interior já foram destinados mais de um milhão de litros de água.

Com relação à agricultura, o secretário Fernando Heissler ressalta que as perdas não são significativas, pois o município vive período de entressafra do tabaco. O gerente local da Corsan, Paulo Weschenfelder, acrescenta que a situação do arroio Castelhano, que abastece grande parte da cidade, ainda é estável. No entanto, ele é a favor de medidas de economia agora para evitar a adoção de racionamento de água mais adiante. 

Integrando o decreto de situação de emergência destinado ao interior, o prefeito Airton Artus assina, nesta tarde, medidas para evitar o desperdício de água e estimular a economia no consumo também no perímetro urbano. O documento determina que, durante o período em que perdurar a seca, não sejam lavadas calçadas, residências ou veículos com mangueiras ou aparelhos lava-jatos. Os postos de combustíveis da cidade receberão nos próximos dias a normativa informando a decisão. Caso algum munícipe ou empresa seja flagrado descumprindo a medida, esses serão notificados pela Fiscalização Municipal e poderão receber multa em caso de reincidência.

Oli Zorzo explica que aguarda a presença de representante da Defesa Civil do Estado, nesta tarde, para acompanhar o processo. Venâncio Aires deve encaminhar o decreto de Situação de Emergência por 30 dias com possibilidade de prorrogação.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Venâncio Aires