Da direita
O domingo será marcado por mobilizações nas ruas do país em defesa do governo Bolsonaro. A iniciativa está dividindo até a direita, pois protestar contra os governos é algo natural em países democráticos. Agora sair às ruas em defesa de governo é algo raro. Tem se visto na Venezuela, onde Maduro usa sua massa de manobra para ir às ruas em sua defesa. Mas aqui não é iniciativa do governo, e os apoiadores de Bolsonaro se dividem.
Em Venâncio está marcada uma Mateada às 15h30min na Praça Henrique Bender, conhecida como Praça Evangélica e ultimamente como Praça da Bandeira, pois ali está o monumento com a bandeira nacional gigante. Defender a Reforma da Previdência, o Pacote Anti-Crime de Sergio Moro, a Lava-Toga é a pauta divulgada por organizadores.
Sem filas
Ex-deputado federal por vários mandatos, Telmo Kirst (PP) vai fazendo história também como prefeito de Santa Cruz. Na reeleição em 2016 venceu, com larga vantagem, o histórico embate com Sérgio Moraes (PTB) outro nome de expressão da politica de Santa Cruz que também foi foi deputado federal e prefeito.
Telmo, que enfrenta problemas de saúde, faz um governo que agrada. Falei com pessoas que gostariam de reeleger Telmo para um terceiro mandato, se isso fosse possível. Isso é prova de bom governo.
Li na Gazeta informações que atestam qualidade do governo Telmo. A Prefeitura de Santa Cruz zerou a lista de crianças à espera de vaga nas escolas infantis. Ontem li que Telmo quer zerar a fila de atendimentos na saúde até fevereiro do próximo ano. E não é zerar a fila física e criar uma eletrônica muito maior, é zerar os atendimentos, através do uso do sistema público e de convênios com hospitais e clínicas.
Saúde em dia e escola para todas as crianças é obrigação dos governos, mas poucos conseguem alcançar.
No hospital
Na próxima quarta-feira acontecem as Assembleias de Prestação de Contas e de Eleições da Diretoria e dos Conselhos Fiscal e Deliberativo 2019/2020 do Hospital São Sebastião Mártir. A prestação de contas está marcada para 18h e as eleição às 19h. O advogado Luciano Spies atual vice-presidente, que conhece bem a realidade do hospital, assume a presidência em lugar do médico Oly Schwingel.
No expediente
Revista Veja polemiza a nova namorada de Lula, ao revelar o salário que ela recebe e as visitas ao ex-presidente preso, em seu horário de expediente. Janja, como é conhecida a socióloga Rosângela de Souza, é filiada ao PT desde os anos 80. Foi contratada sem processo seletivo para trabalhar no escritório de Curitiba de Itaipu Binacional, logo que Lula se elegeu presidente. O salário é de R$ 17 mil para atuar na área de responsabilidade social, quando a média de salários lá é de R$ 8 mil. São as diferenças conhecidas do discurso e dos atos de Lula.
Notinhas
* Do deputado Lucas Redecker (PSDB) sobre a votação do Coaf: “Infelizmente a maioria da Câmara entendeu que o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) deve ser transferido para o Ministério da Economia. Por apenas 18 votos de diferença o órgão não ficou sob controle do ministro Sergio Moro. Defendi e votei para que o Coaf seguisse no Ministério da Justiça, para que o trabalho do ministro Moro pudesse ser ampliado no combate à lavagem de dinheiro e crime organizado.”
* Assaltos no comércio registrados nesta semana durante o dia e de ‘cara limpa’ assusta a cidade e seus moradores.