O cansaço depois de três dias de evento deu lugar a um largo sorriso e muita comemoração dos estudantes de Venâncio Aires que tiveram seus trabalhos reconhecidos na Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec Júnior) 2019, que ocorreu na Fenac, em Novo Hamburgo. O maior evento de pesquisa e ciência da América Latina iniciou na terça-feira, 22, e encerrou na noite da quinta-feira, 24, com a premiação de 263 trabalhos.
Dos mais de 700 trabalhos participantes de 26 países, a Capital Nacional do Chimarrão participou do evento com oito trabalhos, sendo dois na Educação Infantil e seis na categoria Ensino Fundamental. Destes, três garantiram premiações. Os projetos foram selecionados durante a Mostra Municipal de Trabalhos Escolares.
O trabalho intitulado ‘Lagartixas: pragas domésticas ou aliadas?’, dos estudantes Alan Staub e Laura Gregory, do 5º Ano da Emef Dom Pedro II, de Linha Hansel, orientado pela professora Andreia Luisa Siebeneichler, conquistou quarto lugar na Categoria 2 – do 4º ao 6º ano.
Já os estudantes do 4º ano da Emef Professora Odila Rosa Scherer, do bairro União, Lívia Maria Marcon, Murilo Hickmann e Sarah Luísa da Silva, orientadas pela professora Gabriela Vedoy Flores, asseguraram o segundo lugar da categoria 2 – do 4º ao 6º ano com o trabalho ‘Cuidado! O vilão Aedes Aegypti pode estar na sua casa’.
Quem também garantiu o segundo lugar foram os alunos do 9º ano da Emef José Duarte de Macedo, do bairro Macedo, Maciel Chaves, Eduarda Kaufmann e Emanuele Lopes da Silva, com o trabalho ‘Análise do descarte de medicamentos vencidos ou em desuso no município de Venâncio Aires/RS’; orientado pela professora Tayna Luisa Henn.
Os trabalhos da Educação Infantil realizados pela Emei Infância Feliz e pela Emef Otto Gustavo Daniel Brands receberam medalhas de participação. Ainda participaram do evento em Novo Hamburgo estudantes das escolas Alfredo Scherer e Benno Breunig.
LEIA MAIS: Projeto recolhe mais de 15 quilos de medicamentos em desuso