Comando garante reforço no efetivo da Brigada Militar de Venâncio

-

A promessa de que parte do efetivo da Brigada Militar será reposto, já que há uma defasagem histórica, que ultrapassa os 50% do previsto, ainda não se concretizou. Havia um curso em andamento e a expectativa era que pelo menos 20 novos soldados viessem parar nas ruas de Venâncio Aires. Finalizado o curso, nada disso aconteceu, mas o comando da BM garante que as necessidades da Capital do Chimarrão serão atendidas, ainda este ano.

Na semana passada, o coronel Valmir José dos Reis declarou que ainda estão sendo feitas movimentações dos soldados formados no último curso, e por isso não houve definições do efetivo que virá para Venâncio. “Mas lhes garanto que estão sendo mantidas as tratativas e que buscamos os encaminhamentos necessários para atender as necessidades de vocês”.

O responsável pelo Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) do Vale do Rio Pardo reafirmou contatos com o comando geral da BM, na busca por meios que possibilitem o reforço no efetivo da 3ª Companhia.

Por hora, revelou que nos próximos dias chega em Venâncio uma base móvel da BM. Trata-se de um micro-ônibus equipado com câmeras de videomonitoramento e que será usado em pontos distintos do município. “Mas fiquem tranquilos que vamos atender as demandas da comunidade”, garantiu o coronel Reis.

Do atual efetivo disponível na 3ª Cia, há as baixas dos brigadianos que foram atuar na Operação Golfinho – e que retornam só em março de 2020 -, os que fazem a guarda externa da penitenciária e algumas transferências. E por conta do plano de carreira do atual governo do estado, o déficit segue aumentando. Hoje, pelo menos quatro sargentos estão na fila da aposentadoria.

RS SEGURO

Sabe-se que as maiores dificuldades para repôr os efetivos, neste momento, se dão por causa do projeto RS Seguro, que privilegia a segurança dos 18 municípios com maior índices de criminalidade. E como Venâncio não integra este grupo, ainda está só na promessa.

As 18 cidades listadas pelo governo como prioridades na segurança são Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Esteio, Gravataí, Guaíba, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Maria, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Tramandaí e Viamão.

E para piorar, os atrasos nos salários desmotivam os brigadianos. Oficialmente eles não falam, mas há alguns – inclusive aqui em Venâncio – com problemas financeiros para suprir as necessidades básicas da sua família.

A falta de efetivo já afeta diretamente o policiamento que vai às ruas. Mesmo a capitão Michele da Silva Vargas sendo impedida de comentar sobre o assunto, sabe-se que a Rocam (Ronda Ostensiva com Motocicletas) foi temporariamente desativada. As motos eram usadas principalmente no policiamento da área central, o que não se vê mais.

HORAS EXTRAS

A dificuldade para colocar um número mínimo de brigadianos nas ruas é amenizada com as horas extras. Patrulhas como a Maria da Penha e a Patrulha Comunitária do Interior (PCI), que cumprem papéis importantes, estão sendo mantidas graças ao esforço dos brigadianos e o incremento das horas extras.

Mesmo assim, elas não garantem as patrulhas nas ruas diariamente.

AS PROMESSAS

No começo deste ano, integrantes do Conselho Pró-Segurança Pública (Consepro) se reuniram com o coronel Valmir José dos Reis para pedir que parte dos cerca de 150 alunos que estavam em formação – no curso de soldados que era realizado no 2º Batalhão de Rio Pardo – viesse para Venâncio. Chegou a se falar em 20 novos soldados, mas posteriormente o responsável pelo Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) disse que não podia prever quantos viriam, mas garantiu que Venâncio seria contemplada.

Posteriormente, os membros do Consepro foram até a sede do comando geral da BM, em Porto Alegre, reforçar o pedido por mais efetivo. Na noite do dia 5 agosto, o subcomandante-geral da Brigada Militar, coronel Carlos Alberto Prado de Andrade, participou da reunião do Consepro, realizada na sede social do Posto Chama, e confirmou reforço no efetivo da Capital Nacional do Chimarrão. No entanto, não confirmou quantos e nem quando viriam.

Tanto que prometeu voltar ao município, neste mês de outubro, para dizer quantos soldados viriam para cá. Isso não aconteceu, mas o comando da BM segue reafirmando o aumento do efetivo e que cumprirá as promessas feitas.

LEIA MAIS: 

Coronel Frota não garante reforço no efetivo da BM de Venâncio

Brigada de Venâncio receberá reforço no efetivo

Governo projeta aumento do efetivo da Brigada Militar de Venâncio Aires



Alvaro Pegoraro

Alvaro Pegoraro

Atua na redação do jornal Folha do Mate desde 1990, sendo responsável pela editoria de polícia. Participa diariamente no programa Chimarrão com Notícias, com intervenções na área da segurança pública e trânsito.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido