O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Venâncio Aires oficializa edital de convocação dos funcionários para assembleia extraordinária, a fim de deliberar sobre o reajuste salarial de 2020. O encontro ocorre na quinta-feira, 20, às 19h, no Morada Velha do Parque Municipal do Chimarrão.
Na ordem do dia, segundo edital assinado pelo presidente João Batista Gomes, está a construção da pauta de reivindicações e negociações da revisão geral anual. A data-base para revisão geral dos vencimentos e de recomposição salarial é o mês de março.
“Esperamos reunir centenas de servidores no encontro para discutirmos em detalhes a pauta que será encaminhada ao Executivo”, informa Gomes. O presidente lembra ainda que no ano passado, a partir da assembleia, foram gerados dez itens que formaram a pauta reivindicatória.
“Ao longo do ano de 2019 os temas foram sendo negociados e o sindicato conseguiu com sucesso avançar em todos. A assembleia é sempre um momento importante e democrático para colher as mais diversas reivindicações”, lembra ele. Além disso, questões pontuais já foram encaminhadas em 2020 ao Executivo, via administrativa, mas nada impede de serem incorporados na pauta geral da assembleia.
ÍNDICES
Para estabelecer o pedido de revisão do período é levado em consideração a média gerada a partir de três índices: Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) e Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), que são calculados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
REGRAMENTOS
- Em reunião da diretoria, na noite de quinta-feira, 13, foi estabelecida a metodologia para a assembleia. Para cada ponto a ser incluído na pauta de reivindicação serão aceitas as falas de até seis pessoas, três a favor do pleito e três contrárias. Posterior a isso, será feita a votação por aclamação.
- Também ficou estabelecido que, ao final da assembleia, será criada uma comissão de negociação, formada por integrantes da diretoria e por integrantes da própria reunião.
- O grupo ficará encarregado de levar as reivindicações ao Executivo. Uma reunião com o prefeito Giovane Wickert será solicitada imediatamente após a assembleia. O protocolo, via ofício, será assinado pelo presidente do sindicato.
MUDANÇA DE LOCAL
Inicialmente a reunião seria no plenário Vicente Schuck, da Câmara de Vereadores, mas precisou ser alterado o local pois no mesmo dia ocorre sessão ordinária.