Em tempos tão difíceis para a saúde pública mundial, é triste ver tantas notícias falsas circulando na internet sobre o coronavírus. Mais do que desinformar a população, as chamadas fake news estão prejudicando a batalha contra a Covid-19.
Lembrei que no início de tudo, lá na China, diversos vídeos falsos, de pessoas desmaiando nas ruas e outros atribuindo o surgimento a hábitos alimentares dos chineses foram divulgados na rede. Paro, reflito e me questiono: o que leva alguém a tirar tempo para fazer isso e lançar na rede?
São nos grupos de WhatsApp onde as informações falsas mais circulam. Devemos ser mais criteriosos e verificar a informação antes de compartilhar.
A quem interessar, o Ministério da Saúde disponibiliza na página
saude.gov.br/fakenewscoronavirus uma lista de mitos que circulam pelas redes sociais, como a notícia falsa de que o chá quente é capaz de matar o vírus. O ministério também um número para atendimento pelo WhatsApp: 61 99289-4640.
A Folha do Mate também está à disposição da comunidade para verificar informações, especialmente relacionadas ou atribuídas aos municípios da nossa microrregião. O WhatsApp da redação é 98943-4110.
Além disso, acesse folhadomate.com e acompanhe, todos os dias, a cobertura da Folha.