Você tem ideia do tempo que os moradores de Venâncio Aires levam, em média, para chegarem ao local de trabalho? Viver perto do local de emprego, da escola e dos serviços é um privilégio que muitas cidades maiores perderam, mas na Capital do Chimarrrão a distância entre o trabalho e a casa dos cidadãos ainda é indicativo de qualidade de vida e oportunidades de emprego no próprio município.
Os dados do Censo 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta semana, mostram que a maioria dos trabalhadores venâncio-airenses leva até quinze minutos para chegar no local de trabalho. São trajetos curtos, na comparação de centros urbanos onde o tempo perdido no trânsito é uma queixa constante.
O levantamento revela que 43% levam de seis até quinze minutos de casa até o trabalho e 27% precisam de quinze minutos até meia hora. Até cinco minutos é o tempo médio de 15% e de meia hora até uma hora representa o tempo de deslocamento de 11% dos trabalhadores. Mais de uma hora até duas horas somam apenas 3%. O levantamento não indica participantes que responderam que precisam de mais de duas horas.
No Brasil, dois em cada três trabalhadores brasileiros levam até 30 minutos para chegar ao trabalho. O mesmo levantamento indica que o carro é o principal meio de transporte dos brasileiros para ir ao trabalho.
Enquanto grandes cidades convivem com engarrafamentos que consomem horas do dia, aqui o deslocamento ainda é sinônimo de praticidade, o que não elimina projetos e reflexões sobre mobilidade urbana. Somos uma cidade de 70 mil habitantes com uma frota de mais de 54 mil veículos.
Tabaco e Anvisa
Na segunda-feira, 13, a diretoria da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), por intermediação do deputado federal Heitor Schuch (PSB), terá uma reunião com a diretora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Daniela Marreco Cerqueira. O objetivo da agenda, agendada para as 16h, é apresentar as atribuições e atividades da Afubra e explicar a importância do tabaco para os produtores de tabaco. No ano passado, a Anvisa manteve a proibição dos dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs), também conhecidos como cigarros eletrônicos. No Brasil, os DEFs são proibidos desde 2009. A Afubra defende que eles sejam regulamentados no país, mas que sejam abastecidos com nicotina extraída do tabaco, em vez de nicotina sintética.
Podcast ‘Em busca da coroa’
Folha do Mate e Rádio Terra FM recebem, na próxima semana, as dez candidatas a soberanas da 18ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), para uma entrevista individual. Elas irão participar do podcast ‘Em busca da coroa’, uma produção para o canal Terra Play, no YouTube. Se inscreva e ative as notificações para ficar por dentro de todas as transmissões.
Além de apresentar as candidatas à comunidade em um bate-papo desconstraído e repleto de emoção, o momento também auxilia as candidatas na preparação do concurso, que entre as etapas avaliativas, conta com uma entrevista com os jurados, marcada para o dia 7 de novembro. A grande final ocorre dia 8 de novembro, no ginásio Poliesportivo, no Parque do Chimarrão. Folha e Terra já preparam uma grande cobertura para essa data.
Para lembrar da nossa criança anterior
“Se você quer brincar, é com Patatá.” A música que embala gerações de crianças também anuncia a personagem que a aposentada Loiva Freitas, 75 anos, incorpora com tanto carinho neste mês das crianças. Vestida de Patatá, ela percorre o centro da cidade, entidades, escolas e empresas para espalhar alegria e despertar sorrisos.
A Folha do Mate e a Terra FM também receberam a visita da voluntária, que há anos dedica as semanas que antecedem datas comemorativas como Páscoa, Dia das Crianças e Natal, para semear mensagens de amor, bondade e fé.
Mais do que uma fantasia colorida, o gesto de Loiva é um lembrete necessário: todos carregamos uma criança dentro de nós. Às vezes, basta um sorriso ou uma lembrança da infância para reencontrá-la.