Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) completou nove décadas de fundação nesta terça-feira, 22, com atividades especiais.
O Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) alcançou, na terça-feira, 22, uma idade que é desejo de muitas pessoas quando o assunto é expectativa de vida. Quem não gostaria de chegar aos 90 anos e, melhor ainda, com projetos para o futuro? Pois é assim que o hospital de Venâncio Aires, ou o ‘Bastião’, como é chamado por quem trabalha nele, completou nove décadas: valorizando a história já construída e com o compromisso de seguir.
Para marcar o aniversário daquele que está na história de quase todos os venâncio-airenses desde 1935, a instituição organizou uma programação especial na terça. Além de uma feira de saúde, houve uma cerimônia com apresentação de vídeos institucionais e falas de autoridades. O presidente do HSSM, Marcelo Farinon, agradeceu a todos os funcionários, ao poder público e à comunidade de forma geral, que sempre ‘abraçaram’ o hospital. “Essa história foi construída por todos vocês e que continuemos fortalecendo esse símbolo de saúde que é o hospital, para que olhemos para o futuro com esperança.”
O administrador do HSSM, Luís Fernando Siqueira, que assumiu a função em 2020, afirmou que foi em Venâncio Aires que aprendeu o que é ter comprometimento. “Aqui é uma casa de saúde, mas que também precisa lidar com perdas. Só que aqui se cuida com dignidade. Tenho certeza de que não faltará coragem, porque precisa coragem para o dia a dia e também para os desafios financeiros. Funcionários, direção, poder público e a comunidade, todos envolvidos. Isso nos dá coragem para olhar para o futuro e por mais 90 anos do hospital”, destacou Siqueira.
Também entre os representantes do hospital, falou o atual diretor técnico, o cirurgião e coloproctologista, Paulo Abrahão. Para comparar a evolução do hospital, citou que, quando tudo começou, em 1935, havia um médico e, atualmente, são mais de 180 de diversas especialidades. “Profissionais ofertando o melhor da saúde para a comunidade. Mesmo diante das adversidades, sempre olha para o futuro, para ser cada dia melhor. O hospital é um pedaço de cada um de nós. Temos muitos exemplos de obras e projetos que tiveram ajuda das pessoas. Então que a comunidade e os empresários abracem cada vez mais os projetos do hospital.”
Investimentos
O prefeito Jarbas da Rosa, que também é médico e atuou por cerca de 20 anos como plantonista na emergência hospitalar e clínica médica, ressaltou a importância de se continuar investindo em saúde. “Entendemos a saúde como prioridade número um, porque isso também é desenvolvimento. Desenvolvimento social e humano. E vamos rumo aos 100 anos, sem medo de novos investimentos.”
Também médico, ex-prefeito e hoje deputado estadual, Airton Artus falou especialmente aos funcionários do HSSM. “Poucas profissões são tão nobres e exigem tanta vocação, como é cuidar de pessoas. E o hospital, com 90 anos, não nos permite mensurar o que foi feito aqui. Todos esses números nos orgulham.” Artus também se emocionou ao lembrar dos momentos mais críticos com a Covid-19. “O HSSM chegou no seu auge na pandemia. Foi o momento da saúde ‘democratizada’, porque todos precisavam dos hospitais públicos. Nossa UTI foi tão importante quanto a UTI de um grande hospital. Então ele mostrou toda a qualidade no atendimento.”
Também participaram da solenidade a vice-prefeita Izaura Landim, secretários municipais e vereadores de Venâncio Aires; o prefeito de Vale Verde, Ricardo Froemming, representando os demais municípios da microrregião atendidos pelo HSSM (Mato Leitão e Passo do Sobrado); e Mariluci Reis, coordenadora da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, representando o Estado. Ao fim da solenidade, um ato simbólico marcou o 22 de julho: um abraço coletivo no entorno do prédio, nas esquinas das ruas Tiradentes e Jacob Becker.