Em meio à mobilização da Administração Municipal e da Câmara de Vereadores, o pedido de liberação para instalar uma antena de telefonia no bairro Coronel Brito traz a esperança de melhorias para o sinal de celular em Venâncio Aires. A empresa inglesa Brazil Towner Company encaminhou, na tarde de sexta-feira, 18, a solicitação de alvará da Prefeitura para implantar a torre.
A antena será instalada em um terreno na rua Conde D’Eu, 3.338. De acordo com o supervisor técnico José Henrique Neto, a estrutura possibilitará o funcionamento do sistema 4G e vai revolucionar a qualidade no sinal das operadoras telefônicas e internet. “É o que tem de melhor e mais mais moderno em tecnologia de comunicação. É como trocar um Fusquinha por uma Ferrari”, promete.
Neto encaminhou o pedido para instalação da torre, acompanhado dos vereadores do PDT, Tiago Quintana e Sid Ferreira – que lidera a frente parlamentar por melhorias na telefonia móvel. “Vai melhorar muito o sinal na nossa cidade”, ressalta Quintana, ao observar que esta tem sido uma bandeira dos vereadores, desde o início do ano, com envio de moções e contato com as operadoras.
Ele lembra, também, que o projeto da antena no bairro Coronel Brito já existia há mais tempo e foi viabilizado graças a uma alteração em uma lei municipal, em 2016. A expectativa é de que, a partir da liberação para construir a torre, o sistema esteja funcionando em, no máximo, dois meses. A partir daí, as empresas de telefonia celular poderão instalar seus equipamentos no local.
Segundo o supervisor técnico da Brazil Towner, a determinação da Anatel é de que essa antena seja instalada para uso da Vivo, mas, como não há outra torre próxima, outras operadoras, como Claro e Tim, também poderão utilizar a estrutura. “Agora só depende da Prefeitura liberar. Torcemos para que seja logo, já que o interesse para melhorar o sinal é de todo mundo”, salienta Neto.