Cerca de 200 bandeiras com a imagem de São Sebastião Mártir já estão circulando em Venâncio Aires e anunciam a chegada da 147ª edição da festa religiosa em honra ao padroeiro, que ocorre de 19 a 22 de janeiro.
Elas foram abençoadas na Santa Missa do dia 26 de dezembro, quando também ocorreu a celebração de envio das bandeiras para as zeladoras e supervisoras do Apostolado da Oração, que são as responsáveis por levar a imagem do santo nas residências, comércio e indústrias da Capital do Chimarrão.
É com o sorriso no rosto, com a imagem de São Sebastião Mártir nas mãos, que a presidente do Apostolado da Oração e também zeladora, Ilaine Maria Henckes Hinterholz, realiza este trabalho voluntário. Além disso, ela é a responsável por distribuir as bandeiras com a imagem do santo para as demais zeladoras e supervisoras do Apostolado. Ilaine explica que a visita da bandeira em cada residência ou local de trabalho é oferecida com o objetivo de levar as bênçãos do padroeiro de Venâncio Aires. “Nos locais visitados, a bandeira é entregue aos proprietários, que levam em todos os cômodos que queiram receber a bênção”, conta.
No fim da visita, o dono da residência pode fazer uma oferta de donativo que será destinada à Festa de São Sebastião. “Grande parte dos produtos são utilizados durante a festa para a preparação de alimentos. Os itens não utilizados são repassados ao Centro Promocional João XXIII no fim da festa”, diz Ilaine. Ela ainda relata que a visita anual das bandeiras é muito aguardada pela comunidade.
A bandeira da fé
Quem já recebeu a bandeira do padroeiro e renovou as bênçãos foi Venilda Agnes, 80 anos. Ela, que já foi zeladora, levou a imagem de São Sebastião Mártir de casa em casa por mais de 30 anos.
A moradora do bairro São Francisco Xavier, que também já foi festeira da Festa de São Sebastião Mártir em 1985, conta que a comunidade aguarda ansiosa por esta época. “A visita das bandeiras renova a fé das pessoas, que aguardam pela chegada da imagem do padroeiro”, diz.
Na família de dona Venilda, a tradição de receber a bandeira e a fé em São Sebastião Mártir são renovadas a cada nova geração. A filha, Maria Cristina Agnes Bencke, que também reside no bairro São Francisco Xavier, recebe anualmente a bandeira de São Sebastião Mártir para abençoar o lar.
Na residência de propriedade de Liane Maria de Oliveira e Roque José Sulsbacher também é comum receber a imagem do padroeiro todos os anos, no período em que antecede a Festa de São Sebastião Mártir. “Me alivia por dentro receber a imagem do ‘Bastião’, abençoa a casa e as pessoas”, acrescenta.


“Considero prazeroso levar a oportunidade da bênção, afinal, nunca é demais pedirmos a proteção de Deus para nós e para todas as coisas que nos servimos no dia a dia, com a intercessão do nosso padroeiro São Sebastião Mártir.”
ILAINE MARIA HENCKES HINTERHOLZ
Zeladora
Saiba mais:
•As zeladoras do Apostolado da Oração são as pessoas que administram a passagem da capelinha nas residências. Já as supervisoras são as que coordenam o grupo de zeladoras e distribuem os materiais da paróquia para as zeladoras repassarem à comunidade.
•O Apostolado da Oração é o responsável pela passagem da bandeira com a imagem do santo na véspera da festa por, justamente, já ter a organização e a estrutura da passagem de dezenas de capelinhas com a imagem de Nossa Senhora.
•Atualmente, o Apostolado possui 20 supervisoras e 180 zeladoras, que junto da comunidade, são responsáveis por intensificar a passagem da bandeira de São Sebastião Mártir nas casas, comércios e indústrias de Venâncio Aires.
•No comércio e indústria são os festeiros, diretoria e integrantes da Paróquia São Sebastião Mártir, acompanhados de músicos, que levam a imagem do padroeiro para renovar as bênçãos.
Programação
Quinta-feira, 19 de janeiro:
15h- Pastel do Bastião (no local ou tele-entrega)
18h30min- Carreata motorizada com saída da Comunidade São Brás, no bairro Macedo
19h30min- Missa de abertura na Igreja Matriz
20h15min- Galinhada ( no local ou para levar para casa)
20h30min- Super Orquestra Real
23h- Banda Danúbio Azul
Sexta-feira, 20 de janeiro:
10h- Missa do padroeiro na Igreja Matriz
11h- Pastel do Bastião
11h15min- Galinhada (no local ou para levar para casa)
20h- Galinhada (no local ou para levar para casa)
21h- Banda Sétimo Sentido ( Rádio Terra FM)
23h- Banda Os Hermanos
Sábado, 21 de janeiro:
10h- Celebração ecumênica na Igreja Matriz
11h- Pastel do Bastião (no local ou tele-entrega)
11h- Escolha da corte da melhor idade da Festa de São Sebastião Mártir
11h15min- Galinhada (no local ou para levar para casa)
13h às 17h- Dupla Elton e Juliana e Banda Som Livre
18h- Missa na Igreja Matriz
20h- Galinhada (no local ou para levar para casa)
20h30min- Banda Embalo Legal
21h30min- Grupo Fandangaço (Rádio Terra FM)
23h30min- Banda Magia
Domingo, 22 de janeiro:
10h- Missa do padroeiro na Igreja Matriz
11h- Pastel do Bastião
11h15min- Galinhada (no local ou para levar para casa)
12h30min- Banda Estilo Musical
14h30min- Orquestra Lá Montanara
17h- Missa Campal ao lado da Igreja Matriz
18h- Procissão de São Sebastião Mártir
19h- Banda Kamarillia
20h- Galinhada (no local ou para levar para casa)
20h- Busca dos novos festeiros
21h- Banda Kattivah
22h- Sorteio da ação entre amigos
00h- Encerramento da Festa de São Sebastião Mártir