(Foto: Alvaro Pegoraro/Folha do Mate)
(Foto: Alvaro Pegoraro/Folha do Mate)

A Polícia Civil e a Brigada Militar de Venâncio Aires realizam uma operação conjunta na manhã desta terça-feira, 29, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa responsável por uma série de furtos ocorridos nos últimos meses em Venâncio Aires. São cumpridos oito mandados de busca e apreensão e três ordens judiciais de suspensão de atividades comerciais em estabelecimentos utilizados como recicladoras informais.

Investigação

A investigação conduzida pela Polícia Civil revelou a existência de uma organização criminosa estruturada, que se utiliza de pontos de coleta de materiais recicláveis como fachada para a receptação e redistribuição de produtos de furto, além da comercialização de drogas. Conforme o delegado Guilherme Dill, os usuários em situação de vulnerabilidade atuam como coletores e entregam os objetos subtraídos em troca de pequenas porções de crack, alimentando um ciclo de dependência química e criminalidade.

Conforme dados oficiais, Venâncio Aires registrou crescimento alarmante nos crimes de furto no segundo trimestre de 2025. Em março foram 36 registros, enquanto que em abril foram 44 e, em maio, 66 ocorrências. “O aumento de 83% no número de casos reforça a urgência de ações estruturadas e integradas para enfrentamento do problema”, diz o delegado.

Reincidência

Apesar de, no primeiro semestre deste ano, as forças de segurança terem realizado diversas prisões em flagrante, bem como investigações concluídas com pedidos e decretações de prisões preventivas de furtadores e pequenos traficantes, essas ações pontuais mostraram-se insuficientes para frear o crescimento das ocorrências, exigindo uma resposta mais robusta, coordenada e estratégica.

As investigações também apontaram que alguns dos imóveis utilizados pela associação criminosa foram propositalmente adaptados como pequenos ‘bunkers’, com portas soldadas e estruturas sem acessos convencionais, visando dificultar a entrada das equipes policiais e permitir a destruição de drogas e provas antes da entrada forçada.

Dados finais

O resultado da operação, incluindo o número de presos, materiais apreendidos e estabelecimentos interditados, será divulgado ao longo do dia, conforme a evolução dos trabalhos, que seguirão durante toda esta terça-feira.

Júnior Posselt

Acompanha de perto o dia a dia da comunidade, com olhar atento ao interior e à educação.

Acompanha de perto o dia a dia da comunidade, com olhar atento ao interior e à educação.