Pelo segundo ano consecutivo, Venâncio Aires será a sede do Campeonato Gaúcho de Patinação Artística, promovido pela Federação Gaúcha de Patinagem (FGP), com apoio da Prefeitura de Venâncio Aires. O evento inicia na quarta-feira, 29, e segue até domingo, 3 de julho, no Ginásio Poliesportivo, no Parque Municipal do Chimarrão, com entrada gratuita. Durante o evento, será feita a coleta de alimentos que serão repassados ao Gabinete da Primeira-dama.
Quatro atletas representarão Venâncio na competição: Amanda Herrmann Becker, 14 anos, Lauren Moor Franco, 13 anos, Letizia Mattiello, 11 anos, e Maria Clara Weizenmann, 11 anos. Elas integram o Clube Pattins Sul, que levará 16 atletas para o torneio. A rotina de treinos delas é de duas vezes por semana em período sem competição, o que aumenta para três ou mais vezes próximo a torneios, totalizando entre seis e nove horas semanais.
A treinadora Regina Käfer comanda a equipe, ao lado de Bruna Karnopp. De acordo com Regina, será um grande evento, reunindo os melhores atletas do estado, muitos deles com títulos nacionais e internacionais. “Venâncio Aires é muito especial para o esporte da patinação, onde já se formaram vários campeões estaduais, nacionais e internacionais”, detalha.

Da esquerda para a direita, treinadora Regina, atletas Amanda, Maria Clara, Lauren e Letizia. (Foto: Leonardo Pereira)
A mais experiente é Letizia, desde 2015 praticando, contudo teve intervalos no qual parou de treinar. Venceu o Gauchão em 2019 na categoria Livre e, no Brasileirão deste ano, em Balneário Camboríu, no estado de Santa Catarina, ficou em segundo lugar em Figuras Obrigatórias e terceiro em Solo Dance torneio. Neste evento, competirá nas categorias Freedance, Solo Dance torneio, Solo Dance pré-internacional, Livre e Figuras Obrigatórias. “Me sinto pressionada patinando na frente de conhecidos, mas na frente de desconhecidos não me importo”, conta a jovem.
Já Maria Clara Weizenmann começou a patinar em 2017, com a motivação de ver sua amiga e colega, Letizia, patinando. Ela conquistou o primeiro lugar no Torneio Integração em 2021, categoria Freedance, e participará em Freedance torneio, Solo Dance torneio e Figuras Obrigatórias. “Minhas expectativas estão altas, pois estou treinando bastante, mas se não for bem vou seguir treinando para melhorar”, cita.
“Patinação é vida. Ela te motiva. Mas você precisa entender que precisará abrir mão de certas coisas.”
MARIA CLARA WEIZENMANN
Atleta venâncio-airense
Expectativas altas
Amanda Herrmann Becker, 14 anos, pratica desde 2018. Ela começou a patinar por conta de uma amiga, com 7 anos. Após umas duas aulas, parou a patinação, foi para o balé e, posteriormente, voltou para a patinação. Competiu em Santos, São Paulo, no ano passado, ficando em quarto na categoria Solo Dance e quinta posição em Figuras Obrigatórias. Em seu primeiro Gauchão, terminou no lugar mais alto do pódio em Figuras Obrigatórias, e no Brasileiro ficou em terceiro lugar em Danças.
No Campeonato Gaúcho, que começa na próxima semana, ela competirá em Livre Nível 1 Cadete, Solo Dance torneio e Pré-internacional, Freedance e Figuras Obrigatórias. “Não gosto de patinar na frente dos meus pais, fico com vergonha, mas eles ficam muito orgulhosos. Contudo, sempre adoro convidar as pessoas para assistir, me deixa empolgada”, frisa.
“Espero ir bem em tudo, mas não vou me sentir mal se não ganhar medalha, o que importa é que fiz o que sei fazer, fazer o que faço no treino, orgulhar a todos.”
AMANDA HERRMANN BECKER
Atleta venâncio-airense
Para Lauren Moor Franco, 13 anos, será a primeira experiência na categoria Freedance. Ela começou em 2019, antes fazia jiu-jitsu no Colégio Gaspar Silveira Martins e acompanhava outras meninas treinando patinação, quando surgiu a vontade de começar na categoria. Ela participará nesse torneio em Solo Dance iniciantes, Danças, Freedance estreante e Figuras Obrigatórias.
Evento estadual aquece comércio e rede hoteleira
Segundo o assessor da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes, Sandro Kroth, a expectativa é de que o campeonato estadual atraia muitos visitantes ao município, uma vez que este ano será aberto ao público – ao contrário do ano passado, em decorrência da pandemia. “Movimentará o setor hoteleiro, supermercados, farmácias, postos de combustíveis, lancherias e o comércio em geral. É um evento muito gratificante, que coloca em destaque estadual o município e as regiões dos vales do Rio Pardo e Taquari”, pontua.
Segundo Kroth, os hotéis da cidade já estão lotados e ainda tem atletas, treinadores e familiares hospedados em cidades próximas, como Santa Cruz do Sul e Lajeado. De acordo com a gestora dos hotéis Guest e Terra do Chimarrão, Daniela Righetto Schuch, os dois locais estão lotados nas datas da competição, o que, segundo ela, confirma que um evento desse porte beneficia a todos. “É muito importante para a economia, afinal, é uma semana inteira em que ficam na cidade, usufruindo de farmácias, mercado e lojas. É uma satisfação, estamos bem preparados para atender esse público. No ano passado tinham as limitações da pandemia e agora vamos poder atender de forma ainda mais qualificada”, conclui.
O evento ocorre entre quarta-feira, 29 de junho, e domingo, 3 de julho, no Ginásio Poliesportivo, no Parque Municipal do Chimarrão. A entrada é gratuita, porém, será recolhido um quilo de alimento que será repassado para o Gabinete da Primeira-dama.
Programação:
Quarta-feira: das 8h às 22h30min;
Quinta-feira: das 8h às 23h;
Sexta-feira: das 7h às 21h30min;
Sábado: das 7h às 22h30min;
Domingo: das 7h às 20h40min.