Pode até parecer distante, mas 2023 já está mais próximo do que se pensa para as cinco escolas de samba de Venâncio Aires. Conforme o presidente da Liga do Samba de Venâncio Aires (Lisva) e Rei Momo, Valdir Ferreira, as entidades carnavalescas já estão se preparando desde o início de junho, quando receberam um recurso da Prefeitura para que desenvolvessem oficinas ao longo do ano. “Cada escola recebeu um recurso para desenvolver oficinas, que podia ser de bordados, dança/samba, ritmista/canto, costura, e alegorias, de acordo com a necessidade da escola. E todo esse trabalho será usado no desfile do próximo ano. As oficinas devem estar concluídas até dezembro”, afirma.
Uma transmissão virtual, que estava projetada para não passar o Carnaval 2022 em branco, segundo Ferreira, seria uma maneira de mostrar o que as escolas já haviam produzido, até o momento. No entanto, um novo evento foi projetado para divulgar as produções, bem como, lançar oficialmente o Carnaval 2023.
Em novembro
Com o objetivo de mostrar à comunidade venâncio-airense a produção das escolas Fiel Tribo Guarani, Unidos da Vila Freese, Imperatriz Cultural, Malandros do Ritmo e Acadêmicos do Samba Négo, uma mostra cultural está sendo organizada para o dia 5 de novembro, no Parque Municipal do Chimarrão. Na ocasião, além da mostra das entidades, haverá o lançamento oficial das festividades carnavalescas no município, bem como, a escolha da nova corte do Carnaval 2023.
Segundo o presidente da Lisva, nos próximos dias, uma reunião definirá mais detalhes do concurso e sobre a noite do dia 5.
Preparação
Unidos da Vila Freese – O presidente da escola de samba da Unidos da Vila Freese, Guiomar da Rosa (Guita), destaca que estão sendo desenvolvidas oficinas de fantasia, percussão, bordados e carros alegóricos. Além disso, afirma que o samba-enredo, que será realizado junto com a Malandros do Ritmo, já está definido. “A Unidos e a Malandros irão se unir para homenagear o Josimar, que era mestre de bateria no Carnaval”, anuncia. Segundo Guita, os ensaios começarão nos próximos dias, na Associação de Moradores da Vila Freese.
Malandros do Ritmo – No mesmo sentido da Unidos da Vila Freese, se prepara a escola Malandros do Ritmo. O presidente, Rogério Seibt, afirma que a escola está desenvolvendo oficinas semanais e projeta o início dos ensaios. “Nossa escola sempre trabalhou com muita antecedência, e este ano não está sendo diferente. Os ensaios começarão neste mês”, pondera.
A respeito da expectativa, a diretoria está otimista e garante que a união das duas escolas trará beleza e emoção à Rua Grande.
Fiel Tribo Guarani – Conforme o vice-presidente da Fiel Tribo Guarani, Robson Paraboa, a escola já está desenvolvendo atividades com a bateria. Além disso, os carnavalescos já estão montando o próximo desfile e o samba-enredo, que já está com temática definida, será lançado na noite da mostra cultural, em novembro. Para ele, a expectativa da retomada das festividades é grande, principalmente para o desfile.
Acadêmicos do Samba Négo – O trabalho da Acadêmicos do Samba Négo está voltado, neste primeiro momento, às oficinas. De acordo com o presidente Daniel Sergues, a idealização do desfile está ocorrendo em etapas. “Com as oficinas podemos desenvolver a construção do Carnaval 2023. Chegando mais próximo do fim do ano, iremos para próxima etapa, que será a de construir o samba-enredo, assim como as alas e alegorias, dentro das propostas que estamos analisando”, explica. Segundo ele, a expectativa é de iniciar os ensaios no mês de janeiro. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas durante a pandemia, Sergues demonstra confiança na retomada. “Acima de tudo está o amor pela nossa cultura e a vontade de voltar a descer a Rua Grande”, finaliza.
Imperatriz Cultural – A escola de samba Imperatriz Cultural, conforme o presidente da entidade, Jaime Monteiro, vem desenvolvendo ao longo do ano um trabalho com as crianças, com o objetivo de mostrar a importância da cultura carnavalesca. Já a preparação para o desfile segue a cada dia. “Estamos com o samba-enredo pronto, e a nossa escola tem um projeto de aula de dança uma vez por semana”, comenta. Segundo Monteiro, os carnavalescos estão empolgados e os ensaios devem começar nos próximos dias.