Ato solene na Travessa São Sebastião Mártir, na manhã desta segunda-feira, 18, marcou a recepção do Fogo Simbólico da Pátria em Venâncio Aires. A cerimônia reuniu secretários municipais, integrantes de clubes de serviço, representantes da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros, além de alunos integrantes da banda da Escola Municipal Cívico-Militar de Ensino Fundamental (EMCMEF) Cidade Nova, que realizaram apresentações no local.
A Capital do Chimarrão foi o primeiro município do eixo Centro-Norte da Liga de Defesa Nacional (LDN) – que neste ano realiza a 88ª Corrida do Fogo Simbólico – a receber a centelha. O tema municipal escolhido para as atividades é ‘Pessoas fazem a diferença na Pátria onde vivem’. Já as homenagens se voltam ao Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), que completou 90 anos em 2025.
“São muitas as pessoas que fazem a diferença na Pátria onde as pessoas vivem, como é o caso do nosso hospital. Quem já precisou ou quem precisará, tem a certeza que é o local onde as pessoas fazem o seu melhor”, disse o secretário de Educação e integrante da comissão organizadora da Semana da Pátria, Émerson Eloi Henrique.
Já o tema nacional escolhido para marcar as comemorações dos 203 anos de Independência do Brasil é ‘Dom Pedro II’ e a temática regional faz alusão ao ‘Grêmio Náutico União’, com sede em Porto Alegre. O Fogo Simbólico foi trazido pelos membros da LDN, Paulo Ricardo Pereira e Vladimir Fraga Araújo.
Programações
Com a chegada do fogo, Venâncio Aires avança na programação da Semana da Pátria. A abertura oficial das programações está agendada para o dia 1º de setembro, uma segunda-feira. Será realizado um ato oficial em frente ao Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), a partir das 8h. Durante a semana, as escolas promovem uma série de atividades para marcar a Independência do Brasil.
O ponto alto é o tradicional desfile cívico, que está agendado para iniciar às 8h do domingo, dia 7 de setembro, reunindo autoridades, escolas, clubes de serviço e entidades. As apresentações serão na rua Osvaldo Aranha, entre as quadras das ruas Conde D’Eu e Jacob Becker. Segundo a comissão organizadora, o desfile inicia com pelotão das autoridades e órgãos de segurança pública, seguido pelas escolas, instituições e entidades. Logo após, ocorre a cerimônia de extinção do Fogo Simbólico e encerramento da Semana da Pátria.
Cuidados
A centelha do Fogo Simbólico foi recepcionada pelo prefeito Jarbas da Rosa. Após, acendeu a pira, que ficará sob os cuidados no quartel do Corpo de Bombeiros de Venâncio Aires, até o início das programações oficiais.
Saiba mais
- A Liga da Defesa Nacional completa 109 anos em 2025 e foi fundada em 1916 pelo poeta e jornalista Olavo Bilac. A primeira Corrida do Fogo Simbólico começou em Viamão em 1937.
- O acendimento da 88ª edição ocorreu no último sábado, 16, no Monumento ao Expedicionário, no Parque da Redenção, em Porto Alegre.
- Conforme a LDN, a Corrida do Fogo Simbólico representa a trajetória de construção, união e defesa da nação brasileira. Desde a criação, a chama percorre estados e municípios, reafirmando os valores de brasilidade, patriotismo e respeito à história nacional.