Demandas serão analisadas e podem virar pautas produzidas pela redação integrada do jornal Folha do Mate e rádio Terra FM (Foto: Letícia Wacholz)
Demandas serão analisadas e podem virar pautas produzidas pela redação integrada do jornal Folha do Mate e rádio Terra FM (Foto: Letícia Wacholz)

Diariamente, moradores de Venâncio Aires e dos demais municípios da microrregião recorrem às redes sociais para expressar demandas pessoais e coletivas, especialmente sobre questões que impactam o dia a dia, como trânsito, saúde e educação. No entanto, esse tipo de manifestação nem sempre se transforma em encaminhamentos concretos. Muitas vezes, as reivindicações não chegam aos tomadores de decisão e acabam se perdendo em discussões improdutivas e agressivas.

Atenta a essa realidade, a Folha do Mate lança neste sábado, 5, uma nova iniciativa voltada à valorização da escuta da comunidade: o projeto Conta Aqui. Por meio de um formulário, os leitores poderão registrar e compartilhar suas demandas diretamente com a redação integrada da Folha do Mate e da rádio Terra FM. O projeto está aberto não apenas para apontamentos sobre problemas, mas também para sugestões de pautas e ideias que contribuam para o desenvolvimento da comunidade.

As contribuições podem ser feitas de duas formas: por meio de um formulário digital, disponível no site folhadomate.com, ou pelo formulário impresso, que acompanha a edição de hoje. Quem optar pela versão impressa pode recortá-la e entregá-la na recepção do jornal, localizado na rua Visconde do Rio Branco, número 600, no bairro Centro.

Como diferencial, o nosso Conta Aqui vai tabular as informações, gerar relatórios sistemáticos, encaminhar para pessoas ou órgãos competentes, pautar reportagens e repercutir, com o objetivo de que as soluções sejam encontradas e as demandas resolvidas, ou ao menos vistas e consideradas”, destaca a diretora de Produtos Digitais e Marketing, Paula Carvalho.

Ela explica que a iniciativa atenta para a importância de abrir espaços em que as pessoas sejam verdadeiramente ouvidas e possam ser parte da melhoria da cidade em que vivem. “Assim, a proposta também é de unir forças e somar demandas semelhantes para que ganhem proporção e não se tornem apenas mais uma manifestação isolada num comentário ou postagem de rede social”, menciona.

APOIO DO GOOGLE

O projeto Conta Aqui reafirma dois pilares fundamentais da atuação da Folha do Mate: a parceria com a comunidade, que serve de slogan do jornal, e o compromisso com a inovação.

A iniciativa foi desenvolvida no âmbito do programa GNI Local Lab, uma ação da Google News Initiative no Brasil. Inscrita pela equipe da Folha do Mate, a proposta foi aprovada e passou por um processo de mentoria na Jornada de Desenvolvimento de Produto Digital, uma das etapas do programa.

Voltado a veículos jornalísticos de pequeno e médio porte, o programa apoia projetos que produzem conteúdo original e buscam se conectar de forma mais eficiente com as demandas de suas comunidades. Por meio dele, a Folha do Mate vem participando de uma série de atividades voltadas à qualificação das suas estratégias digitais e ao fortalecimento do vínculo com seu público.

Resultados do teste prévio do Conta Aqui

Trânsito desponta como uma das prioridades da comunidade local em teste prévio (Foto: Leonardo Pereira/Arquivo)

Antes de lançar o projeto Conta Aqui ao público neste sábado, 5, a Folha do Mate realizou um teste interno com base em situações reais, o que permitiu colher os primeiros insights. Entre as respostas recebidas, 54% foram sugestões, 37,5% reclamações e 7,5% elogios.

A maioria das participações (36%) tratava de demandas relacionadas ao trânsito, seguida por questões envolvendo calçadas e acessibilidade, que representaram 12% das respostas. Entre os relatos, apareceram apontamentos sobre a necessidade de controle do excesso de velocidade em ruas asfaltadas, além de pedidos por melhorias na conservação dos caminhódromos e na manutenção de calçadas que dificultam a locomoção de pedestres.

Mais de 60% dos relatos referiam-se à região central da cidade, enquanto 25% vieram de bairros e o restante mencionava a cidade de forma geral. Quanto ao perfil dos participantes, 67% tinham entre 31 e 50 anos, 22% mais de 51 anos e apenas 11% tinham menos de 31 anos.

Imagem Padrão
Alan Faleiro

Com foco na produção de notícias sobre negócios, contribui para divulgar o que é relevante no mundo corporativo e tudo o que mais impacta a comunidade local.

Com foco na produção de notícias sobre negócios, contribui para divulgar o que é relevante no mundo corporativo e tudo o que mais impacta a comunidade local.