Um grupo de moradores da região alta de Venâncio Aires deve acionar o Ministério Público, nos próximos dias. Eles buscam soluções para os problemas frequentes na rede de abastecimento de água. A decisão de procurar a Promotoria do município foi acertada após o registro mais recente de falta de água no município. A falta de água começou a ser registrada na noite de quinta-feira, 23, na região alta da cidade, mas foi a partir da madrugada de sexta-feira, 24, que um problema mais grave na rede atingiu praticamente todo o município durante o fim de semana. Segundo a Corsan, o abastecimento foi normalizado na noite de domingo, 26.
Conforme o empresário Eduardo Heissler, 42 anos, um dos moradores do bairro Cidade Alta, o grupo está reunindo informações e dados sobre investimentos anunciados e não executados pela estatal. A ideia é sugerir um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), para que a companhia seja responsabilizada e penalizada em casos de não cumprimento dos serviços.
Hoje, o grupo pretende entregar uma espécie de carta de reivindicações à diretoria da Corsan, que estará em Venâncio Aires para participar do debate Gente & Negócios, promovido pela Folha do Mate e Rádio Terra FM. Os moradores irão solicitar um cronograma de investimentos, o que inclui informações sobre a instalação de um reservatório de 500 mil litros, no bairro Bela Vista, em área doada pelo Município em 2018. “Esta licitação já era para ter saído no ano passado. A cidade cresceu muito nos últimos anos e os investimentos não acompanharam”, salienta.
“O que ocorreu na cidade inteira neste fim de semana acontece de duas a três vezes por mês na nossa região. Este não é um movimento de agora.”
EDUARDO HEISSLER – Morador do bairro Cidade Alta
76 horas sem água
Por volta de 22h da quinta-feira, 23, a moradora do bairro Cidade Alta, Aline Theisen, identificou a interrupção no abastecimento de água em sua casa. Acostumada com os frequentes registros de falta de água no bairro, mal imaginava ela que o retorno no abastecimento só aconteceria dias depois, às 2h de domingo para segunda-feira, 27. Na residência dela, foram 76 horas até o abastecimento ser normalizado. Na quinta-feira, conforme apurado pela reportagem da Folha do Mate, o problema na rede foi pontual naquela região. Já na sexta-feira, 24, um problema identificado inicialmente no chamado recalque 2, junto à Estação de Tratamento de Água (ETA), acabou impactando o fornecimento de água em praticamente toda a área urbana do município. “Comprei água e lavei minha louça de bacia. Não tinha água nem para escovar os dentes, isso que eu tenho duas caixas d’água”, relatou.
Aline mora em uma das regiões mais afetadas quando há problemas na falta de água em Venâncio. É uma das primeiras a registrar a falta e costuma ser a última a ter o abastecimento normalizado.
Soluções para essa região são uma demanda histórica dos moradores. Segundo Aline, que mora há 15 anos no mesmo endereço, o problema de falta de água é rotineiro, e se repete no verão e no inverno. “A situação está insustentável, é falta de consideração e respeito”, lamentou.
O que aconteceu? Corsan explica
• Em nota, a Corsan informou que, na madrugada de sexta-feira, 24, em função das constantes chuvas que atingiram a região, o sistema de drenagem da casa de máquinas das bombas que recalcam água para a cidade de Venâncio Aires sofreu obstrução, comprometendo a operação dos motores.
• “Numa operação conjunta com a Diretoria de Operações e equipes de outras cidades da companhia, foi possível a mobilização de equipamentos e funcionários para a substituição e entrada em operação destes conjuntos que foram danificados”, diz a nota.
• A companhia explicou que para que as manutenções pudessem ser realizadas, paradas no sistema de bombeamento durante o sábado e domingo tiveram de ser realizadas, acarretando em interrupções no fornecimento de água.
• “Solicitamos aos clientes que identificarem alguma situação de desabastecimento pontual, que entrem em contato pelos nossos canais de comunicação para imediato atendimento. Reforçamos nosso compromisso com o atendimento de nossos clientes, destacando que estamos em constante melhorias e investimentos no sistema de abastecimento de água da cidade’, finaliza a nota.