Quase um ano depois de a Patrulha Agrícola iniciar as entregas de água no interior de Venâncio Aires, por conta da estiagem, famílias seguem precisando das cargas de água. Desde 5 de setembro do ano passado, já foram cerca de oito milhões de litros distribuídos para moradores de diversas localidades do interior do município.
Segundo o coordenador da Patrulha Agrícola, Antônio Rodrigo Garin, o Rodrigo VT, entre dez e 12 famílias seguem necessitando de água, para utilização em serviços domésticos, o cultivo da lavoura e o trato dos animais. “Na época mais crítica da estiagem, chegamos a atender até 300 famílias”, comenta.
Entre as localidades que seguem sendo abastecidas estão Linha Cachoeira, Estância Nova, Rincão São José, Picada Mariante e Campo Grande.
Em Linha Cachoeira, a família de Alberi da Silva é uma das beneficiadas. “Com três anos de seca não se consegue mais juntar água no poço. Se tem uma semana só de sol, já ficamos sem água”, comenta.
O filho dele, Jonas da Silva, explica que a água do poço é priorizada para beber e para cozinhar, mas para as demais atividades, com animais e para lavar roupa, por exemplo, é utilizada a água levada pela Patrulha Agrícola.
“No verão era bem pior. Agora conseguimos manter até uma semana com a caixa d’água. No verão, dia sim, dia não, precisava do abastecimento e quando não chegava a tempo, a gente corria nos vizinhos para buscar um galão de água”, relata Jonas. Ele observa as dificuldades de obter água na região, apesar das tentativas de escavação.
*Colaborou Ismael Stürmer, da Terra FM
LEIA MAIS