As candidatas ao título de soberanas da 18ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), que
será realizada em maio de 2026, em Venâncio Aires, cumpriram duas etapas de preparação, neste fim de semana.
No sábado, 4, as candidatas participaram de avaliação objetiva. Foram 10 perguntas, cada uma com quatro alternativas, sobre a história, costumes e cultura local. Além disso, escreveram redação sobre o tema ‘O chimarrão como patrimônio cultural imaterial: tradição, identidade e desafios contemporâneos’.
Já neste domingo, 5, o foco foi a prova do chimarrão, um dos momentos mais aguardados do concurso. “Todas as candidatas apresentaram trabalhos muito bonitos, com certeza foram vários ensaios para chegarem aqui e executarem mais essa etapa”, afirmou o secretário de Cultura e Esportes, Sandro Kroth.
A avaliação da prova do chimarrão foi realizada pela secretária-executiva da Escola do Chimarrão, Rejane Rüdiger Pastore; pela coordenadora do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), Silvani Frantz; e presidente da Associação Tradicionalista Venâncio-airense, Jonas Heinen.
Segundo o secretário, foram avaliados seis critérios, incluindo a funcionalidade do chimarrão – se não estava entupido – e a criatividade na apresentação. Todos os critérios constam no regulamento do concurso.
Programação
A tarde deste domingo, 5, no Parque do Chimarrão ainda teve apresentação teatral ‘Histórias do vô Venâncio’ e show de Renato Borghetti e trio. O artista esteve presente na primeira edição da Fenachim, retornando mais uma vez a Venâncio Aires.
Próxima etapa
A próxima etapa na preparação das candidatas será o Sarau Cultural, que ocorrerá no próximo sábado, 11, a partir das 19h, no Galpão Morada Velha, no Parque do Chimarrão. No evento, aberto ao público, cada candidata fará uma apresentação de livre escolha, como dança ou declamação de um poema. Embora não seja uma etapa avaliativa, a participação contará pontos para as candidatas.
A noite cultural contará ainda com as apresentações do Coral Venâncio em Canto, do Coral São Martinho e do Coral Vozes do Chimarrão. O encerramento terá show com a banda da ONG Alphorria. O Sarau Cultural faz parte do projeto ‘Cultura que Renova Pré-Fenachim’, e é aberto ao público.