Ação conjunta da Polícia Civil e da Brigada Militar, na manhã da sexta-feira, 8, tirou de circulação dois indivíduos que estariam envolvidos no tráfico de drogas e em extorsão, praticada em Boqueirão do Leão. Foram apreendidas cinco armas, munições, drogas, celulares, balanças de precisão, um caderno com anotações do tráfico e um rádio HT. O grupo criminoso também é investigado pelo desaparecimento de uma pessoa, que morava no local onde um dos presos se alojou, no bairro Cohab.
Por isso, a operação contou com a participação de membros do 7º Batalhão de Bombeiros Militar, de Passo Fundo. Auxiliados pela cadela Raika, foram a campo, pois tinham informações de que o homem que está desaparecido, foi morto e ‘desovado’ na área rural daquele município.
Segundo o sargento Calegari, que é o condutor de Raika, uma especialista na busca por cadáveres, os trabalhos foram feitas em uma área de mata, que termina em um arroio. O animal sinalizou em direção ao arroio e, por isso, profissionais do grupamento de busca e salvamento do Corpo de Bombeiros Militar de Porto Alegre irão a Boqueirão fazer novas buscas.
Segundo apurado, o homem foi visto pela última vez no dia 21 de abril passado.
Prisões e apreensões
A ofensiva começou cedo. Policiais civis e militares saíram de Venâncio Aires às 5h15min e foram até o interior de Boqueirão, onde se reuniram com colegas daquele município e de Santa Cruz do Sul. Havia quatro mandados de busca e apreensão para serem cumpridos, o que foi feito simultaneamente.
Um deles, considerado o alvo principal, foi no bairro Cohab. As investigações, comandadas pelo delegado Vinícius Lourenço de Assunção, apuraram que naquele local havia um indivíduo de 28 anos, monitorado por tornozeleira eletrônica, que estaria chefiando o tráfico de drogas no município. Ele também estaria envolvido em crimes de extorsão contra comerciantes e no sumiço do antigo morador.
“Sabemos que ele outras pessoas que seguem sendo investigadas ameaçavam comerciantes para que vendessem cigarros de uma determinada marca, que seria fornecido por eles”, explicou o delegado, ressaltando que estava se formando uma milícia.
Dormindo
Quando as forças policiais invadiram o local, por volta das 7h, encontraram ele e sua companheira dormindo. Em outro quarto estava um rapaz de 24 anos, que deveria estar cumprindo prisão domiciliar em Porto Alegre. Havia outras três casas próximas, onde foram encontrados usuários de drogas. Outros três indivíduos que fariam parte da quadrilha não foram localizados.
Ao notar que era uma ação policial, o homem de 28 anos tentou se desfazer de um revólver e o jogou pela janela. A arma foi localizada e no local os policiais apreenderam outro revólver, além de uma espingarda. Também foram recolhidas munições e muito material para embalar drogas.
Em outro ponto onde foi cumprido um mandado judicial, foram apreendidas outra espingarda e uma pistola calibre 9 milímetros.
Cão de faro
As buscas às drogas foram facilitadas pela presença do cão Duque, um animal de faro do canil do 23º Batalhão de Polícia Militar (23 BPM). Conduzido pelo soldado Ferreira, ele localizou substâncias entorpecentes em diversos pontos da casa. Inclusive, sobre o telhado.
Duque também encontrou uma grande quantidade de maconha, cocaína e crack que estava enterrados em um horta, em frente à casa. A droga estava envolta em balões e acondicionada em um saco plástico.
Além de Duque, o soldado Ferreira usou o cão Bud. Especialista em busca e captura, o animal ajudou a congelar a cena do crime, enquanto os policiais faziam as buscas necessárias.
Um dos tijolos de maconha apreendidos, que pesou 240 gramas, estava escondido sobre o forro, na área da casa.
Ao comentar a ação, a capitão Michele da Silva Vargas deixou claro que as forças policiais não vão tolerar crimes como os que estavam sendo praticados em Boqueirão. “De forma nenhuma nós aceitamos que qualquer pessoa que faça parte de uma cadeia delitiva venha a intimidar pessoas de bem”.
O que foi apreendido
Durante o cumprimento dos quatro mandados de busca e apreensão, na manhã da sexta-feira, 8, em Boqueirão do Leão, os policiais apreenderam os seguintes objetos:
- Dois revólveres Rossi, calibre 38, sendo que um deles está com a numeração raspada
- Uma pistola alemã, da segunda guerra mundial, calibre 9 milímetros, em funcionamento
- Quarenta e oito munições calibre 22 e outras 13 munições calibre 38
- Duas espingardas
- Três celulares
- Três balanças de precisão
- Um caderno com anotações do tráfico
- Um rádio HT que estava na frequência da Brigada Militar
- R$ 1.622 em cédulas e moedas de valores variados
- 482 gramas de maconha
- 384 gramas de cocaína
- 92 gramas de crack
- Um automóvel com suspeita de clonagem