O venâncio-airense Matheus de Freitas, de 14 anos, representa o município na etapa nacional do concurso Oratória nas Escolas, promovido pela Junior Chamber Internacional (JCI). O tema deste ano, assim como nas demais fases, é ‘A coragem de fazer acontecer: como empreender seu próprio sonho’.
Após passar pela etapa municipal, realizada em julho, o jovem teve a oportunidade de representar o município na etapa regional do concurso, em Ibiaçá, onde conseguiu um fato inédito: foi a primeira vez que um representante da JCI de Venâncio venceu a etapa regional. Com a vitória, o estudante da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Monte das Tabocas foi classificado para levar o nome da entidade na fase nacional, que será realizada neste sábado, 15, em Marechal Cândido Rondon, no Paraná.
De acordo com Matheus, a preparação para a final envolveu muito empenho. “Com auxílio da minha professora, Camille Lopes, e da coordenadora do projeto, Marina Severo Jantsch, tentamos melhorar o máximo possível do texto e da oratória. Sempre que tinha uma hora vaga, aproveitava para treinar e revisar o discurso”, explica. Por isso, o estudante afirma que a expectativa para o evento é grande. “O meu objetivo é dar o meu melhor, fazer o que eu treinei, o que me esforcei e me empenhei para fazer. E, se vier algum resultado positivo, é mérito de todo o meu treinamento e empenho”, salienta.
Para a coordenadora do projeto da etapa municipal, Marina Severo Jantsch, o sentimento é de orgulho. “Ele já está entre os três melhores oradores do Brasil no ano de 2022, e isso nos enche de orgulho. É um menino que vem se dedicando muito, tem uma professora muito empenhada e uma família que o incentiva fortemente nessa trajetória, que não mede esforços para que ele possa seguir em busca deste sonho”, comenta.
Além de Matheus, os integrantes da JCI Venâncio, Luiz Gerlach, Eduardo Wünsch e Andréia Pinheiro, participam do concurso interno da entidade na categoria de trio de debates.