O vereador Benildo Soares (Republicanos) acaba de reacender a polêmica em torno do dia 11 de maio, data do aniversário de Venâncio Aires. Ele protocolou hoje o Projeto de Lei número 016, que prevê feriado na data comemorativa, e não mais em 25 de julho – Dia do Colono e Motorista -, como ocorre atualmente. É mais uma tentativa do parlamentar de mudar a legislação. Ele já apresentou propostas semelhantes anteriormente, mas não conseguiu chegar ao objetivo. Na última vez, retirou a matéria em razão da iminência de derrota em plenário.
O comércio é contra o feriado no dia 11 de maio, em virtude de a data ser próxima do Dia das Mães, o que a torna a segunda mais importante em vendas no ano, perdendo apenas para o Natal. Mesmo que não tenha tido êxito nas demais oportunidades, o parlamentar insiste em trazer o tema à pauta. O principal argumento dele é que a maior parte da comunidade venâncio-airense é a favor da iniciativa.
Quando foi presidente da Câmara, em 2022, Soares aproveitou a Fenachim para fazer uma pesquisa informal. Colocou uma urna no estande do Poder Legislativo no Parque do Chimarrão e mais de 96% das pessoas que participaram eram a favor do feriado no dia 11. Já disponível para consulta no sistema da Câmara, o projeto poderá ser lido na sessão de segunda-feira, dia 1º de abril. E, dessa forma, seguir a tramitação na Casa do Povo.