Caderno Nascentes como ferramenta na sala de aula

-

Os alunos do pré A e B da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Otto Gustavo Daniel Brands, do bairro Brands, terão lembranças especiais da infância e que devem levar de ensinamento para o resto da vida. A turma da professora de Educação Infantil, Losângela Treib, 52 anos, composta por 20 alunos de 5 e 6 anos, utiliza os cadernos do projeto Nascentes, do Jornal Folha do Mate, para trabalhar conteúdos importantes sobre a água em sala de aula. As atividades contam com a participação, também, das professoras Fernanda Coutinho, 29 anos, e Raiany de Farias de Oliveira, 24 anos, que atuam como profissionais de apoio a um estudante autista.

A ideia de trabalhar o tema da água surgiu, segundo Losângela, a partir da contação da história ‘O banho de Nina’, na qual o tema central era a preocupação com a falta de água e sugestões para não desperdiçar. A partir disso, os alunos mostraram muito interesse sobre o assunto e a professora optou em trabalhar todas as últimas edições do caderno Nascentes com os pequenos.

“Sempre que um novo caderno era publicado, nos reuníamos com ele para ler, ver as imagens, discutir e fazer as atividades de interação que sempre vêm na última página, como o jogo da memória com dicas”, comenta.

O jogo da memória é uma das ferramentas preferidas dos pequenos.

Entre as observações dos alunos estiveram importância da água para a vida de humanos e animais e as árvores como proteção dos rios. Outra atividade feita pelas turmas foi um passeio pelo bairro para ver o lixo nas ruas e entender o porquê da água dos rios estar muitas vezes poluída e suja. “Eles viram de perto a importância da preservação da água e de cuidar do meio ambiente, pois muitos também moram em áreas que alagam quando chove muito, uma consequência, na maioria das vezes, do lixo espalhado”, diz a professora.
O robô do laboratório maker também foi usado pela turma para trabalhar sobre o tema, quando foram feitas perguntas de certo e errado. Na escola, a atenção das crianças se voltou para o lixo descartado incorretamente e para o recolhimento de água da chuva para molhar as plantas.

No dia 12 de julho, três representantes da turma apresentaram para outros alunos da escola o projeto final ‘Água: fonte de vida’. Em setembro, o trabalho será um dos que vai representar a instituição na mostra municipal de projetos, que ocorre durante a Feira do Livro. As alunas representantes foram Caroline Rusch e Herter Riedel Iochims, ambas com 6 anos; e Emilly Isadora Schuster, 5 anos.

Apresentação do trabalho, por três representantes da turma, foi feito para os alunos de até 5º ano da escola. (Fotos: Divulgação)

Relato das famílias

Depois de conversar bastante sobre o tema com os estudantes, a professora Losângela propôs o uso de um caderno para eles escreverem dicas de preservação. Este caderno foi levado diariamente para a casa de um dos alunos e nele os pais podiam escrever sobre como era o cuidado com o meio ambiente e com a água na família, o que já faziam e o que acham que podiam melhorar. “São as crianças que muitas vezes cobram os pais, muitos já vieram me falar que a mãe ou o pai desperdiça água e que chamaram atenção em casa”, comenta.

  • No site folhadomate.com, é possível acessar diversos jogos e atividades infantis relacionadas à água, publicadas nos cadernos especiais. Para isso, basta acessar a aba Especiais e, em seguida, Projeto Nascentes.


Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido