Mais de duas mil bocas de lobo recuperadas em três anos em Venâncio

-

Além da limpeza de galerias, outro serviço essencial para o melhor escoamento da água é a recuperação das bocas de lobo. Seja no perímetro urbano ou no interior, a equipe da Conservação Urbana, que faz parte da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp), realiza diariamente a manutenção nos bueiros danificados ou bloqueados. Mais de duas mil bocas já foram recuperadas na atual gestão.

Segundo o secretário Sid Ferreira, é feita uma ronda semanal para verificar problemas e a rotina de limpeza é diária. “Em Vila Palanque, por exemplo, foram construídas bocas de lobo novas e a limpeza de outras”, cita.

Ferreira afirma que as bocas de lobo antigas, com grade, são as que causam maiores problemas, pois acumulam folhas e entulhos, que limitam a passagem da água. Outro problema registrado nos últimos meses foi o roubo das grades. Mas, de acordo com o titular da Sisp, após parceria da pasta com a Secretaria de Segurança Pública e a Polícia Civil, tal ato foi reduzido.

Como é feito

O trabalho de limpeza é todo manual, realizado por uma equipe da Conservação Urbana, coordenada por Nery da Silveira. Ele afirma que todos os bairros sofrem com problemas, principalmente com o lixo jogado de forma irregular pela comunidade.

Em caso de entupimento, é usado o caminhão hidrojato, e são cerca de 70 bocas de lobo limpas por mês. “Até o momento, foram feitas e recuperadas um total de duas mil bocas de lobo, mas a rotina é diária”, enfatiza Silveira.

O coordenador utiliza um furgão vermelho, que era o antigo veículo de resgate utilizado pelo Corpo de Bombeiros de Venâncio Aires. Devolvido para uso do Município, agora é utilizado como unidade móvel para o serviço de limpeza.

“Em geral, garrafas plásticas, sacolas, folhas de árvores, pedações de madeira, pneus, bolas e roupas velhas são os maiores causadores de bloqueio nas bocas de lobo.”

NERY DA SILVEIRA

Coordenador da equipe de Conservação Urbana



Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido