Há poucos anos, em 2018, a Associação Recreativa e Esportiva Santa Tecla, localizada na divisa dos bairros Diettrich e Santa Tecla, estava desativada. Seis anos depois, a equipe passa a ser referência em estrutura no futebol amador de Venâncio Aires, com reformas na infraestrutura do clube e desenvolvimento na formação de base.
O Santa Tecla conquistou o prêmio Entidade Destaque em 2023 e participa dos torneios organizados pela Aliga, sendo a Copa Serrana no primeiro semestre e o Campeonato Aliga no segundo. Desde 2022, o clube também conta com formação de base para meninos e meninas de 9 a 17 anos, em quatro categorias – com apoio do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte Amador (Promiea).
Conforme o presidente do clube, Daniel Pauli, a importância do apoio do poder público é fundamental para a sobrevivência das entidades esportivas. “Não só o Santa Tecla, mas todos os clubes do município, em todas as modalidades”, destaca.
Desde o retorno, foram diversas obras no estádio Nelson Ullmann, localizado na rua João Alves (Entrada do Campo), entre reformas nos vestiários, no campo, novas cabines de imprensa e arquibancadas.
“O apoio que o poder público dá para o esporte em Venâncio não tem em nenhum município vizinho, sem esquecer das emendas impositivas dos vereadores, em todos os âmbitos do esporte. Isso é muito gratificante.”
DANIEL PAULI
Presidente do Santa Tecla
Recentemente, o Governo do Estado informou que o clube teve um projeto aprovado no programa Avançar Mais no Esporte, serão instalados 36 refletores de LED no campo. O investimento será de R$ 108 mil, com R$ 32,5 mil da Prefeitura.
Ainda há a expectativa da construção de um ginásio coberto de mil metros quadrados para futebol sete, com grama sintética – no entanto, o projeto ficou na posição 135, atrás dos 121 selecionados pelo programa estadual, e aguarda recurso.
De acordo com o edital disponibilizado, o repasse dos valores aos projetos selecionados ocorrerá até o dia 31 de dezembro. A partir desse momento, será possível abrir a licitação para contratação das empresas que executarão as obras.