Venâncio Aires conta com mais uma academia de judô. Fundada no dia 3 de julho de 2020, a Judô Marco Antônio está a pleno vapor. Em cinco meses de existência, a instituição conta com 40 atletas em atividades.
“Até já realizamos nosso primeiro exame de faixa. Nesse curto espaço de tempo tivemos ainda um aluno aprovado à faixa preta”, conta o sensei Marco Antônio Pretto.
O professor é oriundo da Academia do Grêmio Literário Oliveira Castilhos (Gloc). “Foram anos na condição de aluno. Sou faixa preta a 24 anos. Tive em 2019 e parte desse ano uma segunda experiência na composição de uma equipe de judô. No segundo semestre deste ano resolvi então abrir minha própria academia. Um desafio traçado e alcançado. Estou muito feliz e sigo trabalhando como sempre onde o objetivo principal é formar atletas e principalmente pessoas do bem”, disse o comandante.
Pretto relata que as aulas na academia localizada na rua Armando Ruschel, nº 64, são ministradas nas segundas, quartas e sextas-feiras. Das 17h30min às 18h30min, as aulas são para os praticantes de 8, 9 e 10 anos. Na uma hora seguinte as atividades são para os judocas dos 11 aos 14 anos. O terceiro horário, a partir das 19h30min, é composto dos 15 anos em diante e adulto.
Marco Antônio comentou ainda que na segunda-feira, 21, foi realizado o encerramento oficial das atividades em 2020. “Foi um momento de confraternização dos alunos com suas novas faixas. Tivemos a participação de alguns pais que são o alicerce do nosso projeto. Voltaremos com as atividades normais a partir de 11 de janeiro de 2021. As aulas também seguem nas segundas, quartas e sextas-feiras”, acrescenta.
Entre os projetos para a temporada que se aproxima, o sensei afirma que no topo da lista está a filiação da Judô Marco Antônio na Federação Gaúcha de Judô (FGJ).
Outra meta é ampliar o projeto ‘Pitocos’. Para tanto a faixa preta Ana Paula Costa confirma que as atividades com crianças de 3, 4 e 5 anos são orientadas nas terças e quintas-feiras, sempre a partir das 17h, e nas quartas e sextas-feiras, a partir das 9h30min.
O sensei Marco Antônio Pretto pratica o judô dese 1976. Em 2021 irá completar 45 anos de atividades na arte marcial.
Aprovados no exame:
Faixa cinza:
Matias Vogt
Kalleby Prestes
Nicolas Vogt
Gustavo da Rosa
Marco Antônio
Emmy Richter
Samuel H. Gabe
Evillyn Nagel
Giovana Weschenfelder
Bruna Goettems
Faixa azul:
Mateus Kreling
Lilian Simon
Lorenzo Jochan
Adriana Lenhardt
Guilherme Hansel
Bruno Stein
Gabriel Simianer
Júlia Silva
Guilherme Silva
Márcio Lenhardt
Vitória Jochan
Marcelo H. Felisberto
Faixa Amarela:
Gabriel Winck
Vicente Canova
Faixa Laranja:
Nicolas Canova
Vitorya Gesing
Geancarlo Jochan
Faixa verde:
Deividy W. da Silva
Marcelo Ferreira
Faixa preta:
Lucas Ruppenthal