O complexo esportivo do Parcão, no bairro Aviação, que conta com quadras esportivas de areia, futebol sete, tênis, pista de skate e de atletismo, ainda é alvo de reclamações dos usuários em decorrência da falta de manutenção e segurança. Entre os principais problemas está o avanço de vegetação nas quadras e pista e, também, a falta de um cercamento adequado no local.
Para o professor e atleta Gustavo Dallafávera, de 26 anos, que utiliza o espaço para treinamentos e aulas de atletismo, seria necessário limpeza e manutenção mais regulares, pelo menos uma vez por mês. “Mesmo que haja a roçada, ainda não é suficiente, pois esse mato necessita que seja arrancado pela raiz”, explica.
Além disso, ele, que também é treinador da Associação Vôlei Venâncio (AVV), acrescenta que um gradil ao redor do complexo garantiria maior segurança para os praticantes de esportes. “Do jeito que está, o pessoal utiliza [a pista de atletismo] para outras atividades, como o tiro de laço e até estacionamento para veículos”, afirma. No entanto, ele acrescenta que, recentemente, com a nova drenagem, já facilitou o escoamento de água e reduziu o tempo de espera para utilização após fortes chuvas.
A reportagem esteve no local na manhã de terça-feira, 7, e atestou que, ainda que tenha passado por uma manutenção com roçada na semana anterior, já haviam pontos com o crescimento de vegetação na pista e nas quadras de areia.
Investimentos no Parcão
Segundo a Administração Municipal, o Parcão é um espaço em construção e que ainda não foi oficialmente entregue à comunidade. Por meio da assessoria de comunicação, afirmou que, apesar dos investimentos realizados no local, especialmente nos últimos dois anos, com a construção de quadras esportivas, pista de skate, adequação do campo de futebol e quadra de grama sintética, “ainda há muito por fazer, especialmente em questões de infraestrutura”.

Recentemente, foi ampliado o acesso ao local, abrindo ruas e com investimentos em iluminação pública, no entanto, a Prefeitura diz que ainda não há pavimentação condizente ou estruturas elétricas, de água e esgoto que permitam a manutenção periódica. “Especialmente no período de verão e férias dos servidores, onde amplia a demanda em todo o território. Para isso, está com licitação aberta para contratação de empresa terceirizada para limpeza de terrenos e roçadas, o que deve melhorar o atendimento deste serviço à população”, destaca, em comunicado.
Está em andamento projeto para a pavimentação das ruas adjacentes e da Avenida Leonel Brizola – que corta o complexo. Paralelamente, a Secretaria Municipal de Governança, Administração e Gestão deverá avaliar a atualização do projeto de ocupação dos demais espaços, necessidade de cercamento, segurança e medidas de conservação.
Dallafávera sugere que, em caso de novas melhorias na pista de atletismo, como setores de salto, será possível receber os Jogos Escolares de Venâncio Aires (Jeva) e outros eventos.
Projeto
• Gustavo Dallafávera utiliza a pista de atletismo para treinamentos semanais, divididos em 11 turnos por semana. Ele explica que retornou para Venâncio em agosto do ano passado, para conciliar o trabalho e continuar os treinamentos. “O ritmo de treinos é forte para manter um nível competitivo. Tenho o sonho de disputar as Olimpíadas”, destaca.
• Neste ano, o atleta disputará o Troféu Ademar Ferreira, Grand Prix Sulamericano e o Troféu Brasil (pelo quarto ano consecutivo) e Campeonato Gaúcho (em que busca o pentacampeonato).
• Enquanto isso, durante as férias dos treinos da Associação Vôlei Venâncio (AVV), ele oferece de forma gratuita treinamentos de atletismo para jovens interessados, nas terças e quintas-feiras à tarde. “É uma oportunidade para eles seguirem praticando esportes nas férias. Mas eu gostaria de dar continuidade neste projeto”, completa.