Administração admite dificuldades para manutenção do Parcão, no bairro Aviação

-

O complexo esportivo do Parcão, no bairro Aviação, que conta com quadras esportivas de areia, futebol sete, tênis, pista de skate e de atletismo, ainda é alvo de reclamações dos usuários em decorrência da falta de manutenção e segurança. Entre os principais problemas está o avanço de vegetação nas quadras e pista e, também, a falta de um cercamento adequado no local.

Para o professor e atleta Gustavo Dallafávera, de 26 anos, que utiliza o espaço para treinamentos e aulas de atletismo, seria necessário limpeza e manutenção mais regulares, pelo menos uma vez por mês. “Mesmo que haja a roçada, ainda não é suficiente, pois esse mato necessita que seja arrancado pela raiz”, explica.

Além disso, ele, que também é treinador da Associação Vôlei Venâncio (AVV), acrescenta que um gradil ao redor do complexo garantiria maior segurança para os praticantes de esportes. “Do jeito que está, o pessoal utiliza [a pista de atletismo] para outras atividades, como o tiro de laço e até estacionamento para veículos”, afirma. No entanto, ele acrescenta que, recentemente, com a nova drenagem, já facilitou o escoamento de água e reduziu o tempo de espera para utilização após fortes chuvas.

A reportagem esteve no local na manhã de terça-feira, 7, e atestou que, ainda que tenha passado por uma manutenção com roçada na semana anterior, já haviam pontos com o crescimento de vegetação na pista e nas quadras de areia.

Investimentos no Parcão

Segundo a Administração Municipal, o Parcão é um espaço em construção e que ainda não foi oficialmente entregue à comunidade. Por meio da assessoria de comunicação, afirmou que, apesar dos investimentos realizados no local, especialmente nos últimos dois anos, com a construção de quadras esportivas, pista de skate, adequação do campo de futebol e quadra de grama sintética, “ainda há muito por fazer, especialmente em questões de infraestrutura”.

Dallafávera realiza treinamentos no local (Foto: Leonardo Pereira)

Recentemente, foi ampliado o acesso ao local, abrindo ruas e com investimentos em iluminação pública, no entanto, a Prefeitura diz que ainda não há pavimentação condizente ou estruturas elétricas, de água e esgoto que permitam a manutenção periódica. “Especialmente no período de verão e férias dos servidores, onde amplia a demanda em todo o território. Para isso, está com licitação aberta para contratação de empresa terceirizada para limpeza de terrenos e roçadas, o que deve melhorar o atendimento deste serviço à população”, destaca, em comunicado.

Está em andamento projeto para a pavimentação das ruas adjacentes e da Avenida Leonel Brizola – que corta o complexo. Paralelamente, a Secretaria Municipal de Governança, Administração e Gestão deverá avaliar a atualização do projeto de ocupação dos demais espaços, necessidade de cercamento, segurança e medidas de conservação.

Dallafávera sugere que, em caso de novas melhorias na pista de atletismo, como setores de salto, será possível receber os Jogos Escolares de Venâncio Aires (Jeva) e outros eventos.

Projeto

• Gustavo Dallafávera utiliza a pista de atletismo para treinamentos semanais, divididos em 11 turnos por semana. Ele explica que retornou para Venâncio em agosto do ano passado, para conciliar o trabalho e continuar os treinamentos. “O ritmo de treinos é forte para manter um nível competitivo. Tenho o sonho de disputar as Olimpíadas”, destaca.

• Neste ano, o atleta disputará o Troféu Ademar Ferreira, Grand Prix Sulamericano e o Troféu Brasil (pelo quarto ano consecutivo) e Campeonato Gaúcho (em que busca o pentacampeonato).

• Enquanto isso, durante as férias dos treinos da Associação Vôlei Venâncio (AVV), ele oferece de forma gratuita treinamentos de atletismo para jovens interessados, nas terças e quintas-feiras à tarde. “É uma oportunidade para eles seguirem praticando esportes nas férias. Mas eu gostaria de dar continuidade neste projeto”, completa.



Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido