Fruto de um projeto social gerido pela Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, que oferta aulas de judô gratuitas para cerca de 50 alunos do Centro Social Infanto-Juvenil e Centro de Assistência Social de Venâncio Aires (CASVA), o estudante Luis Antônio Costa Neto, de 11 anos, foi convocado para a seleção gaúcha e disputa, nesta semana, o Campeonato Brasileiro de Judô Sub-13, categoria super ligeiro até 28 kg. Luis Antônio e o atleta do GLOC, Augusto Rafael Vogt, embarcam nesta quinta-feira, 1º, rumo a João Pessoa, na Paraíba, para a disputa nacional.
Treinado pelo professor Marco Antônio Pretto, Luis Antônio cursa o 6º ano da escola Monte das Tabocas e, no período da tarde, frequenta as atividades do Centro Social Infanto-Juvenil. Desde 2011, o menino pratica as aulas de judô ofertadas pelo Município e se destaca em sua categoria. No último dia 8 de julho, Luis Antônio venceu a seletiva gaúcha, disputada em Bento Gonçalves, o que lhe rendeu a convocação para a seleção estadual e a participação no campeonato brasileiro.
A mãe, Márcia Beatriz Costa, que viaja com ele à Paraíba, revela a ansiedade da família. Apesar da experiência inédita de um campeonato com tantos atletas, Márcia acredita no potencial do filho Luis e ressalta “apostar suas fichas no filho”. A mãe do atleta elogia também o trabalho do Centro Social, que proporciona às crianças sem condições financeiras a prática de um esporte de competição.
A assistente social do município e idealizadora do projeto de judô no município, Ana Cláudia do Amaral Teixeira, completa que, apesar do projeto não visar a competição, mas a prática esportiva e a qualidade de vida das crianças, o projeto rende frutos positivos em Venâncio Aires. “Só no último ano, tivemos nove alunos mantidos pelo Centro Social participando do meeting de judô, em Florianópolis. A experiência para essas crianças é única. Não tem preço”, destaca a assistente social e vereadora Ana Cláudia.
A diretora do Centro Social Infanto-Juvenil, Fátima Nicolay, recebeu o professor Marco Antônio Pretto e o aluno-atleta para uma homenagem antes da viagem. Ela ressaltou a dedicação do pequeno Luis Antônio e garantiu que os colegas do Centro Social e de todo o município ficarão na torcida pelos representantes da Capital do Chimarrão.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Venâncio Aires