Neste sábado, 6, a Associação Amigo Bicho de Venâncio Aires realiza mais uma edição da Feira de Adoção. Entre 10h e 14h, voluntários da entidade estarão com um espaço na Praça da Matriz. Na ocasião, cerca de 15 cães estarão em busca de um lar. No evento, os interessados encontrarão animais de todos os portes, pelagens e temperamentos. São cachorros resgatados em situação de risco e que, após tratamento, encontram-se aptos para a adoção.
Segundo a presidente da instituição, Alessandra Ludwig, esse momento é um desafio para a Amigo Bicho. “Como não temos sede, dependemos dos lares temporários que acolhem os animais resgatados. Mas esses locais são poucos e já têm um grande número de ‘hóspedes’”, cita, destacando a importância da população fornecer um lar definitivo aos cães.
A entidade possui ainda um outro desafio. A maioria dos cachorros resgatados já estão em idade adulta, o que dificulta a adoção. “Muita gente ainda prefere os filhotes”, pontua Alessandra. Por causa disso, alguns animais participam de repetidas feiras, mas sem serem adotados.
é o caso de Guri, um macho de pequeno porte, que já esteve em outras edições do evento. Encontrado com um feio corte no pescoço, foi resgatado pela Amigo Bicho e está, atualmente, em um lar temporário. Dócil, gosta de fazer companhia às pessoas.
Assim como Guri, outros cães adultos reúnem uma série de qualidades. Alessandra lembra que a personalidade destes animais é mais previsível, que não haverá surpresas quanto ao porte e que estão mais preparados para passar parte do tempo sozinhos em casa. Ela comenta também que animais adultos são mais independentes, tranquilos e resistentes. “No caso de cães resgatados em situação de risco, todas essas características são ainda mais evidentes. Por terem passado por muito sofrimento, e adaptam ao seu novo lar com rapidez e forte sentimento de respeito e gratidão”, enfatiza. (AI)