O próximo sábado, 27, é a data ideal para quem deseja adotar um amigo de quatro patas. Na Praça da Matriz, entre 10h e 14h, a Associação Amigo Bicho de Venâncio Aires realiza mais uma edição da Feira de Adoção. Os cerca de 15 cães estarão em busca de um novo lar. Todos foram resgatados em situação de risco e, após passarem por recuperação, estão aptos para recomeçarem a vida.
Esta é a segunda feira que a entidade realiza neste mês. Segundo a presidente, Alessandra Ludwig, geralmente os eventos para adoção ocorrem mensalmente, mas abril registrou tantos casos, que foi necessário antecipar a ação. “A última Feira de Adoção ocorreu no dia 6 deste mês. Tínhamos 17 cães e destes, dez foram adotados. Três semanas depois, o número de animais em busca de um lar já se encontra novamente em 15”, diz.
O alto número de cães resgatados deve-se, principalmente, à baixa compreensão sobre tutela responsável de animais. Alessandra explica que abandono e maus tratos são os principais fatores que levam um animal até a instituição. “Associado a isso, temos o baixo número de castrações. Quanto mais filhotes nascem, maior a chance de sofrerem com o descaso humano”, frisa.
Nem mesmo cães jovens e de boa aparência escapam. Um dos animais que estará presente na Feira do próximo sábado é um macho resgatado em frente a uma escola infantil do município. Segundo a voluntária que atua como seu lar temporário, Leane da Silva, o cão é muito bonito e parece ter pouca idade. “Ele tem a língua roxa, o que sugere uma mistura com a raça Chow Chow”, avalia.
Enquanto não houver uma maior consciência por parte das pessoas, a Amigo Bicho procura fazer o seu trabalho da melhor forma possível. A maior dificuldade da instituição é a falta de um local adequado para levar os cães. Hoje, enquanto se recuperam, eles dependem de pessoas que queiram acolhê-los em lares temporários. “Continuamos na luta pelo Centro de Proteção e Bem-Estar Animal”, destaca Alessandra Ludwig, ao referir-se ao local com infraestrutura adequada para receber os resgatados. (AI)