Entre os dias 17 e 20, em Fortaleza, capital do Ceará, foi realizada a primeira etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Sub-17 em 2023. A venâncio-airense Antônia Mylius Trindade, formando dupla com outra gaúcha, Manuella Mallon, faturou a terceira colocação.
Para ingressar na disputa oficial do Circuito, Antônia e Manu, que é de Cachoeira do Sul mas atualmente reside em Itapema, Santa Catarina, passaram pelo qualifying. As atletas chegaram em solo cearense no dia 16 e no domingo, 17, com mais 22 duplas, disputaram a eliminatória simples . “Foi um qualifying tenso. Era um perdeu e você já estaria eliminado. Vencemos os três jogos e nos garantimos para a disputa do Circuito. Foi uma etapa que ganhamos ainda mais forças para o restante da disputa”, conta Antônia que é uma ‘cria’ da Associação Vôlei Venâncio (AVV).
Somente depois de avançar do qualifying é que as atletas gaúchas puderam desfrutar da hospedagem oferecida pela organização. A disputa do Circuito começou no dia 18. Foram compostos quatro quadrangulares e até a fase quartas de final, Antônia e Manu venceram todos seus jogos por dois sets a zero. “Chegamos nas quartas de final ocupando o topo do ranqueamento graças aos bons resultados conquistados até aquela etapa”, disse Antônia.
Na semifinal, a dupla enfrentou as cariocas Luisa e Maili. “Nesse jogo saímos atrás. Recuperamos no set seguinte mas fomos superadas no tie break. As cariocas, no dia seguinte, acabaram conquistando o título do Circuito. Caímos para as campeãs”, relata Antônia.
Em relação a colega Manu, 16 anos e com 1,64 de altura, Antônia relata que foi um ‘achado’ para disputar o Circuito. “Não temos aqui no Rio Grande do Sul uma competição da modalidade em nossa categoria e nem apoio da própria Federação. A Manu é de Cachoeira, já treinou na Sogipa e depois se mudou para Santa Catarina porque lá a visão do esporte e da modalidade principalmente é bem outra”, destaca Antônia que tem 14 anos, 1,66 de altura e é aluna do Bom Jesus.
Nesta que foi a primeira competição nacional, Antônia conta que a dupla chegou onde chegou sem um técnico à beira da quadra. “Foi tudo mesmo na garra, na vontade de querer mostrar nosso potencial. Tivemos até que superar a falta de comando. Conquistamos um grande resultado. Agora é seguir trabalhando e acima de tudo, treinar bastante”, completa a atleta.
Antônia e Manu irão em dezembro disputar a segunda etapa do Circuito que será em Saquarema, no Rio de Janeiro.
A campanha das medalhistas de bronze:
Qualifying no dia 17:
Hanna/PB e Maria Heloiza/PB 0x2 Manu/SC e Antônia/RS 9×21, 10×21
Beatriz/SP e Nicole/SP 0x2 Manu/SC e Antônia/RS 10×21, 13×21
Yasmin/PB e Maria Isabel/PB 0x2 Manu/SC e Antônia/RS 21×23, 10×21
Fase de grupos, no dia 18:
Danny/MS e Ana Beatriz/MS 0x2 Manu/SC e Antônia/RS 10×21, 9×21
Manu/SC e Antônia/RS 2×0 Giulia/SC e Duwe/SC 21×11, 21×12
Quartas de final, no dia 19, pela manhã:
Manu/SC e Antônia/RS 2×0 Laura/ES e Lara/ES 21×13, 21×14
Fase semifinal, no dia 19, à tarde:
Manu/SC e Antônia/RS 1×2 Luisa/RJ e Maili/RJ 19×21, 21×15, 8×15
Disputa do 3º lugar, no dia 20, pela manhã:
Manu/SC e Antônia/RS 2×1 Alenka/PR e Sabrina/PR 22×20, 20×22, 15×8