Assespe é Venâncio Aires na decisão do Campeonato Regional de 2019. Clube de Linha Grão-Pará vai disputar o título da competição em duas categorias. Esta será a terceira finalíssima de forma consecutiva do clube, na categoria Veteranos, e a primeira entre os Titulares. Em ambas o título ainda é inédito para o clube que no coletivo tem seu maior trunfo na busca por aquele algo a mais nesta temporada.
O domingo positivo para a Assespe, em Linha Grão-Pará, começou na parte da manhã quando os Veteranos, comandados pelo técnico Jorge Sbruzzi, confirmaram a vitória de 2 a 0 diante do Concórdia, de Roca Sales. Sabiá, na etapa inicial, e Nilson Oliveira, no segundo tempo, marcaram os gols. O adversário da Assespe será o União de Palmas. Clube de Encantado venceu o Estudiantes por 1 a 0 na ida e perdeu por 3 a 1 a volta, em Conventos. Lajeado. Na decisão por pênaltis, o União de Palmas venceu por 5 a 4.
À tarde, a rodada dupla começou com a disputa da vaga na decisão entre os Aspirantes. O Santo André, que já havia vencido o Rui Barbosa por 5 a 2, voltou a vencer o clube de Arroio do Meio, 3 a 1. O adversário na decisão será o Estudiantes, também de Lajeado, que venceu duas vezes o Cruzeiro, de Vespasiano Corrêa: 6 a 1 na ida e 3 a 0 na volta.
Entre os Titulares, a Assespe empatou em 1 a 1 diante do Taquariense. Aliada a vitória de 3 a 1 na ida, os comandados pelo técnico Hilário Breunig carimbaram passagem para a fase mais importante de todo o campeonato. Chegar na decisão é para poucos. A Assespe chegou lá e agora, diante do Boavistense, de Boa Vista do Sul, vai decidir o título de 2019 com a vantagem do jogo de volta em seus domínios. Por ter melhor campanha, o Boavistense tem a vantagem de dois empates. Equipe eliminou na semifinal o Atlântico, com o 0 a 0 em Costão, Estrela, e a vitória em casa por 1 a 0.
Contra o Taquariense a Assespe saiu na frente com Pastel em uma cobrança de pênalti sofrida pelo atacante Piló. O lateral da Assespe cobrou e balançou a rede. O Taquariense empatou em seguida com Alan, deixando o confronto em aberto na segunda etapa.
A Assespe teve um segundo pênalti a seu favor em que Pastel cobrou mas o goleiro Duda foi no canto esquerdo e defendeu.
No final, o 1 a 1 classificou a Assespe que conforme o técnico Hilário, tem em mãos um coletivo muito bom e um objetivo muito grande. “Esses dois aliados tem sido nosso diferencial. Esse grupo não tem estrelinha. São todos leões e guerreiros e sabem o que querem quando entram em campo. Esse grupo está fechado em busca do maior objetivo. Chegamos na decisão e agora vamos em busca daquilo que é possível, daquilo que realmente queremos que é o título”, declarou o comandante.
Jogo de ida das finais na categoria Titular, em Boa Vista do Sul, está programado para domingo, 24, a partir das 16h. A volta, em Linha Grão-Pará, fica para o dia 1º dezembro. Decisão da categoria Veteranos será nos dias 1º e 8 de dezembro.
FICHA TÉCNICA
Assespe (1): Marvel, Ismael, Rafael, Alan Delon e Pastel; Tiago Bocão, Bocão, Nicinho e Gabriel (Adriano); Piló (Pauléti) e Angolano.
Técnico: Hilário Breunig.
Taquariense (1): Duda, Lauro (Igor), Andrei (Piba), Alan e Eninho; Lucas (Vini Martins), Anderson (Bruno Souza), Jean e Bruninho; Lunardo e Buda.
Técnico: Juninho.
Arbitragem: Ruggieri Fontoura auxiliado por Renata Schaeffer e Matheus Leite.
Gols: Pastel (Assespe) e Alan (Taquariense).
*Texto atualizado no dia 19 de novembro para atualização de informações.