O projeto de reativar o Campeonato Municipal de Futebol de Campo está andando de forma bem gradativa. Um mês depois de ter anunciado o interesse de voltar a organizar o Municipal através da Assoeva, Vianei Hammes, tesoureiro da entidade, confirmou na tarde de ontem a data da primeira reunião com os dirigentes de clubes. “Pode anunciar que será no dia 14 de janeiro. Vamos esperar o encerramento da Taça da Amizade para depois começarmos a tratar de forma mais definitiva sobre a nossa competição”, disse o dirigente na tarde de ontem.
A Assoeva ainda busca um entendimento com o Poder Público no repasse de uma verba para o pagamento da taxa de arbitragem. “Pelos contatos que já mantive com vários dirigentes de clubes, a isenção da taxa de arbitragem aumenta em grande parte a motivação de voltarem a disputar o Municipal. Se a Assoeva conseguir na arbitragem a taxa zero em termos de custos, a realização da competição é quase certa no primeiro semestre de 2013. Em meio a esse contato que ainda será feito com a Administração Municipal, tenho que ver também qual é o real interesse dos clubes em termos de participação. Vamos deixar passar essas festas de virada de ano. A partir do dia 2 de janeiro os contatos serão feitos mais diretamente com os líderes de clubes e comunidades. Vamos respeitar também os jogos finais da Taça da Amizade para não tirar o foco total na disputa pelo título. Depois faremos então a primeira reunião do Municipal para ver o real interesse dos clubes”, disse Hammes.
Até para ter um equilíbrio ainda maior e diminuir ao máximo os custos dos clubes, a maioria dos dirigentes aprovou a intenção da não liberação de atletas de fora. “Volto a lembrar que pretendemos fazer um Municipal com custos menores aos clubes. Quanto a montagem de cada equipe, por hora está decidido que serão aceitas as inscrições de equipes e atletas de Venâncio Aires, Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde. A inclusão de atletas do distrito de Monte Alverne é algo que deverá ser discutido em reunião. Se liberarmos a inscrição destes, com certeza teremos até um acréscimo em equipes interessadas em competir. Vamos esperar até o dia 14 e ver o que será decidido”, completou Hammes, não descartando a possibilidade de maiores novidades nos primeiros dias do novo ano.
A realização do último Campeonato Municipal organizado pela Assoeva foi em 2010. A Soessa, de Mato Leitão, foi a equipe campeã nos titulares e reservas. O Onze Unidos, do bairro União, foi o vice-campeão.