Entre as três equipes gaúchas que disputaram e garantiram classificação para a segunda fase da Liga Futsal, a Assoeva/Unisc/ALM/Venax garantiu a melhor colocação na classificação final. Com 28 pontos (sete vitórias, sete empates e quatro derrotas), a equipe liderada pelo técnico Morruga garantiu o sexto lugar. Mesmo tendo somado apenas um ponto dos seis que disputou contra os dois adversários diretos do Estado, a Assoeva ficou uma posição à frente da ACBF. O Atlântico, com 24 pontos, garantiu a 11ª posição.

Dentro do Poliesportivo, por um simples detalhe é que a Assoeva não passou de forma invicta na primeira fase. Time perdeu justamente o clássico para o Atlântico, por 5 a 3. A recuperação na Liga após esse tropeço em casa é que foi essencial para a Assoeva se garantir entre os primeiros colocados. Primeiro foi através da vitória por 6 a 3 contra o Suzano,  no começo dessa semana. No dia seguinte veio o empate em 2 a 2 contra o São José que agora passa a ser um dos adversários da segunda fase, juntamente com os dois clubes catarinenses, Jaraguá e o Concórdia.

Com o término da fase apenas na terça-feira e agora a participação da ACBF e a Intelli no Mundial de Clubes, nos Estados Unidos, é bem provável que a segunda etapa da Liga tenha seu início no dia 15 de julho, numa segunda-feira à noite.

Quanto à tabela de jogos da segunda fase, a Assoeva começa em casa contra o Concórdia. Em seguida serão três jogos fora: Jaraguá, São José e contra o Concórdia no começo do returno. Os dois últimos jogos serão diante do torcedor da Febre Amarela: Jaraguá e contra o São José. Falta ainda uma posição por parte da CBFS quanto as datas que dependem igualmente das emissoras de tv.