A participação da Assoeva/Unisc/ALM/Venax no Campeonato Estadual de Futsal Série Ouro se encerrou no sábado, 20. Em pleno ginásio Poliesportivo. O time de Venâncio Aires foi eliminado no primeiro mata-mata da competição pela AGSL de São Luiz Gonzaga. Ontem, após às 17h30min, a direção do clube esteve reunida com os jogadores e comissão técnica da equipe. Irineu Henn e o tesoureiro Vianei Hammes conversaram com o grupo num encontro a portas fechadas no vestiário. Conforme já havia declarado ao meio-dia,  Irineu Henn confirmou o encerramento das atividades em 2012 perante o grupo.

Após a conversa, que durou pouco mais de 30 minutos, Irineu deixou o vestiário e comentou que não adiantaria mais nada, até o encontro que teria à noite com os demais integrantes da sua diretoria. “Para todos que estavam comigo lá no vestiário, apenas falei o que já havia dito em entrevista ao meio-dia. Vamos esperar para a reunião dessa noite (ontem) e ver no que vai dar. Por hora, realmente não irei adiantar mais nada”,  destacou o presidente.

Vianei Hammes, assim que deixou o vestiário, também trocou rapidamente algumas palavras com o presidente e deixou o ginásio para as suas atividades profissionais.

Os atletas, um por um, foram chamados para o relativo acerto de contas com o supervisor do time, César Kniphoff, e logo após também deixaram o local sem querer dar entrevista.Irineu Henn chamou o técnico Morruga para as cadeiras no Poliesportivo, onde conversaram por 17 minutos.

Para hoje, está sendo aguardado um novo pronunciamento do presidente que depois da conversa com Morruga, voltou a afirmar que os novos rumos seriam traçados a partir do encontro que seria realizado à noite, por intermédio de alguns diretores do clube.

A ENTREVISTA

Durante entrevista ao meio-dia, o presidente disse estar muito chateado com a perda da vaga para a semifinal do Estadual. “O futuro do time não sei. O meu futuro à frente da Assoeva é algo que também não está nada definido”, declarou o líder.

A projeção da equipe era de, no mínimo, chegar a uma semifinal. “Traçamos como objetivo lá no começo do ano a chegada na decisão. Nem a semifinal alcançamos. Isso fez com que repensássemos as novas atitudes frente ao clube. O que posso adiantar é que a temporada está por encerrada e isso não tem mais volta”, afirmou.

“Não imaginávamos perder a nossa classificação dentro do Poliesportivo. Sabíamos que seria um jogo muito difícil contra a AGSL. E foi assim, aguerrido, truncado, até pelo fato de ter sido essa a proposta do nosso adversário. Tínhamos o jogo na mão. O resultado de 2 a 0 que abrimos a cinco minutos do fim do jogo comprova isso. Depois ficou comprovado também que a Assoeva não encontrou uma solução dentro de quadra para controlar o ímpeto do nosso adversário. Simplesmente a AGSL cresceu no jogo, veio para cima e empatou de forma natural. O clube adversário manteve essa mesma disposição na prorrogação quando fez o 2 a 0. Descontamos mas já era tarde. Não estamos desmerecendo a AGSL que fez por mecerer a classificação mas ainda é um clube que está num nível sem a mesma estrutura que se dá aqui em Venâncio Aires. Num futuro próximo eles ainda serão um clube grande no futsal gaúcho mas por hora a Assoeva ainda é superior por tudo que já fez até o momento. Já fomos duas vezes vice-campeão da Ouro e nesse ano realizamos uma invejável campanha na Liga. A Assoeva jamais poderia, em seus domínios, com uma vantagem de 2 a 0 no placar, perder a vaga da forma como foi”, enfatizou Henn.

O FUTURO

Quanto a 2013, Irineu disse que será necessário discutir internamente com os demais integrantes da diretoria. “O futuro também depende do respaldo que vamos ter da comunidade em geral. Um exemplo disso é a participação da Assoeva na Liga Nacional. Tivemos nesse ano um desgaste muito grande na equipe diretiva da Assoeva. Precisamos de novas pessoas trabalhando junto no clube. Quando chegar minha vez de deixar a presidência, é bem provável que irei entregar o cargo. Isso não significa também que irei me afastar por completo. Novas pessoas integrando a equipe da linha de frente são sempre bem-vindas, até porque sempre surgem novas ideias”, destacou.

Em relação à participação da Assoeva na Liga, Irineu afirmou que o ideal seria dar continuidade ao projeto. “Completamos três anos de Liga Nacional e os resultados, num todo, foram satisfatórios. Tivemos bem próximos da classificação nas duas primeiras temporadas, Ficamos fora por detalhes. Em 2012 realizamos a sexta melhor campanha na primeira fase. A Assoeva figurou entre os grandes. Se deixar de participar no próximo ano, dificilmente retorna também em 2014. Hoje em dia, a disputa por uma vaga é muito grande. Você abrindo mão da vaga agora dificulta para voltar depois por vários aspectos. Vamos aguardar para ver o que será decidido em reunião da diretoria”, concluiu o presidente.