A Assoeva deu o pontapé inicial para a pré-temporada 2024 na tarde de quinta-feira, 1º, no Poliesportivo. A apresentação da comissão técnica e plantel de jogadores foi liderada pelo presidente do clube, Marcelo Garcia da Fonseca.
Em sua fala, o líder destacou que o ano será de muitos desafios para a Assoeva. “Começamos o ano oficializando a participação em quatro competições. Mesmo sem algumas das maiores referências que tínhamos em quadra nos últimos anos (Boni e Valdin), a nossa aposta é valorizar os garotos da base. O grupo da Assoeva é bastante jovem mas acreditamos no potencial de cada um, assim como apostamos que a resposta de todos será a melhor possível”, disse o líder.
Em nome da comissão técnica, Boni, que assume o posto de gestor das categorias de base e que será o técnico da Sub-20, deu as boas vindas aos atletas e em seguida leu uma mensagem deixada pelo técnico Fernando de Paula Malafaia que naquela ocasião estava no Rio de Janeiro resolvendo questões pessoais. Malafaia retorna à Venâncio Aires no fim de semana e já assume as atividades a partir de segunda-feira.
Boni declarou que num primeiro momento, como é de praxe, as atividades serão direcionadas ao condicionamento físico. “Uma pré-temporada bem feita é essencial para cada jogador. Digo isso por experiência própria”, disse. “Aproveitem a oportunidade.” Essa foi a frase dita pelo ex-capitão aos jovens do grupo. “Vamos disputar não apenas o Gauchão como o Brasileiro Sub-20. Será uma oportunidade e tanto. Agora ao invés de apenas entrar por alguns minutos na equipe adulta, vocês terão a oportunidade de jogar bem mais tempo um Brasileiro. Outros não tiveram essa oportunidade. Agora ela surge e quem estiver preparado e aproveitar o momento, tem tudo para despontar no cenário brasileiro da modalidade”, declarou o gestor.
Após a apresentação e o período de entrevistas dos jogadores com os orgãos de imprensa presentes, o grupo iniciou a série de atividades físicas sob o comando do preparador físico Saymon Gomes.
Na primeira fase que começa no mês de março, a equipe da Assoeva terá 11 jogos em casa e 12 fora
A Liga Nacional de Futsal 2024 (LNF) já tem data para começar. Será no dia 22 de março. Em termos de tabela haverá a inversão dos mandos de quadras. Neste caso, em 2024, a Assoeva terá 11 jogos diante do seu torcedor e 12 fora de casa.
“O que é possível adiantar é que muda o mando de quadra em relação ao ano passado. O período agora é de ajustes das datas”, destaca Eliel Hammes, supervisor da Assoeva.
Seguindo à risca a ordem dos jogos, a Assoeva irá estrear fora de casa contra o Pato, no Paraná. Na segunda rodada a Assoeva terá o compromisso contra o Joaçaba, em Santa Catarina.
O jogo de estreia no Poliesportivo provavelmente será diante do Atlântico, de Erechim. O clássico contra a ACBF será em Carlos Barbosa.
No Poliesportivo a Assoeva ainda irá enfrentar fortes adversários como Magnus, Corinthians e Joinville.
As viagens mais longas, pela ordem, serão para os jogos contra o Brasília e Praia Clube.
A competição deste ano terá os mesmos 24 times de 2023. Na primeira fase, todos se enfrentarão em turno único com os 16 melhores se classificando para os playoffs. As oitavas, quartas e semifinais seguirão no modelo eliminatório de outras temporadas até chegar à grande final.
No Poliesportivo
A Assoeva irá jogar diante do seu torcedor contra o atual campeão da Liga que é o Atlântico. Além disso irá enfrentar o Cascavel, São Lourenço, Tubarão, Minas, Magnus, Corinthians, Jaraguá, Joinville, Taubaté e Foz Cataratas.
Fora de casa
A viagem mais distante da Assoeva em 2024 será até o Distrito Federal onde irá enfrentar o Brasília. A equipe de Venâncio Aires será visitante ainda contra adversários como Pato, Joaçaba, São José, ACBF, Blumenau, Esporte Futuro, Marreco, Santo André/Intelli, Praia Clube, Umuarama e Campo Mourão.
A Liga Futsal de 2024
A região Sul do Brasil concentra a maior parte das equipes disputantes:
Rio Grande do Sul: Assoeva, ACBF e Atlântico;
Santa Catarina: Joaçaba, Joinville, Tubarão, São Lourenço e Blumenau;
Paraná: Cascavel, Pato, Marreco, Marechal, Umuarama, Foz Cataratas, Esporte Futuro e Campo Mourão;
São Paulo: Corinthians, Magnus, Taubaté, Santo André Intelli e São José;
Minas Gerais: Praia Clube e Minas;
Distrito Federal: Brasília.