Cinco jogos no total irão movimentar o fim de semana pela Liga Nacional de Futsal. Três serão neste sábado com destaque para o clássico gaúcho entre ACBF e Assoeva/Unisc/ALM. Confronto no Centro Municipal de Eventos Sérgio Luiz Guerra, em Carlos Barbosa, será a partir das 19h.
Enquanto que a ACBF, que venceu fora de casa na estreia o Atlântico e está de olho por mais três pontos e assim figurar na liderança do Grupo B, a Assoeva tenta surpreender. “Pontuar será fundamental. Sabemos do poderio do adversário mas no momento o essencial para a nossa equipe, depois de uma apresentação considerável fora de casa, é somar algum ponto até para não deixar parte das equipes já se distanciarem nas primeiras colocações”, aponta Boni, capitão da equipe e autor dos dois gols na cidade de Joinville.
Na reapresentação do grupo na quarta-feira, a comissão técnica já orientou as primeiras atividades buscando corrigir algumas falhas cometidas na estreia.
“Houveram falhas que precisam ser corrigidas. Claro que tivemos vários pontos positivos na estreia e manter essa mesma disposição será essencial para arrancarmos um bom resultado em Carlos Barbosa. Equipe ainda precisa de um tempo para encaixar. Tivemos um amistoso e de cara já pegamos a estreia da Liga Nacional. Agora tem a ACBF pela frente, ou seja, só pedreira”, aponta o técnico Morruga.
Na véspera do jogo em Carlos Barbosa, a movimentação do grupo novamente foi em dois turnos. Morruga voltou a reforçar questões básicas de marcação, jogadas ensaiadas e principalmente conclusões à gol.
Terra FM 105.1 por meio do Projeto Olé FC irá transmitir o jogo entre ACBF e Assoeva.
Quatro são os jogadores que já somam dois gols no começo da LNF: Boni (Assoeva), Genaro (Joinville), Yan (Joaçaba), Carlão e Alexandre Pintinho (Cascavel).
O Gauchão de Futsal Série Ouro e organizado pela Liga Gaúcha tem novidades. De 18 passou para 20 o número de equipes participantes. A entidade promoveu na quarta-feira, 28 de abril, um encontro virtual e extraordinário. O primeiro assunto tratado foi justamente a inclusão dos novos clubes. A inclusão foi por meio de votação unânime.
A Sercesa, de Carazinho, que foi campeã da Série Prata em 2020, irá reforçar o Grupo A do Gauchão. Clube é sem dúvida nenhuma uma das equipes mais tradicionais do futsal gaúcho. Fundada em 1966, a equipe de Carazinho acumula inúmeras conquistas e esteve presente em épocas áureas do salonismo do Rio Grande do Sul. Equipe tem como técnico o multicampeão Jarico.
A SER Canoense, que foi vice-campeã do Estadual de Futsal em 2019 (perdeu a decisão para a Assoeva) terminou a competição de 2020 na sexta posição. A Canoense será a representante única da Região Metropolitana no Estadual. O comando da equipe ficará por conta do ex-jogador Fabiano Ventura.
CAMPEONATOS
A Liga Gaúcha promove antes do começo do Estadual, competições aleatórias. Entre elas consta a Taça Farroupilha que está dividida em dois grupos: Planalto e Noroeste.
Neste fim de semana começa o quadrangular da Planalto onde estão a Sase, Sercesa, OMF (Carazinho e o Guarany (Espumoso). Rodada terá Sase contra a Sercesa e OMF recebendo o Guarany.
A Região Noroeste tem dois triangulares:
1 – Horizontina, São José do Inhacorá e Santa Rosa Futsal;
2 – Guarani (Frederico Westphalen), Afucs (Seberi) e Cometa (Rodeio Bonito).
A primeira rodada teve Horizontina 5 a 2 São José do Inhacorá e Guarani 7 a 2 Cometa.
Para o fim de semana tem agendados mais dois jogos:
Grupo 1: São José do Inhacorá contra o Santa Rosa;
Grupo 2: Seberi contra a estreante Afucs.
18 é o número de rodada previstas para a primeira fase. Competição deve começar nos primeiros dias do mês de junho. Previsão da decisão é 18 de dezembro.
26 é o número de jogos que as duas equipes finalistas irão disputar ao longo de toda a competição que será dividida em cinco fases: classificatória, oitavas, quartas, semifinal e final.
Grupo A
AMF de Marau
Afusc de Seberi
Horizontina Futsal
Lagoa Futsal
AEU de Uruguaiana
Sase de Selbach
AVF de Vacaria
Atlântico de Erechim
Passo Fundo Futsal
Sercesa de Carazinho
Grupo B
Ser Itaqui
Guarany de Espumoso
Guarani de Frederico Westphalen
Alaf de Lajeado
Brasil Futsal de Pelotas
Santa Cruz Futsal
Cometa de Rodeio Bonito
ACBF de Carlos Barbosa
Assoeva/Unisc/ALM
SER Canoense