Dia 21 de agosto, contra o Tubarão, em Santa Catarina. Tudo indica para isso a estreia da Assoeva/Unisc/ALM na Liga Nacional de Futsal (LNF) 2020. Antes da pandemia, a equipe de Venâncio Aires tinha projetada a estreia em casa contra o Pato e como o atual campeão da Liga está no mesmo grupo, se projetava o mesmo confronto.
Antes dos trabalhos na manhã desta quarta-feira, 5, o técnico Guilhermo Verfe reuniu o grupo de jogadores e repassou alguns recados diante de algumas situações que vieram á tona no começa da semana. “Esqueçam aquela tabela inicial da Liga onde projetávamos a estreia em casa. Tudo leva a crer que nosso primeiro compromisso será fora de casa. Bem provável que contra o Tubarão, em Santa Catarina. Não está descartada a hipótese ainda de dois a três jogos consecutivos fora de casa. Tem a possibilidade de em uma única saída para fora do Estado realizarmos essa ‘turnê’. A aposta é que até o fim de semana a Liga possa liberar a relação ao menos dos jogos quem sabe de toda a primeira fase ou então ao menos do primeiro turno”, declarou o comandante.
Verfe alertou ainda da importância em relação a seriedade dos trabalhos nestas três semanas que antecedem a estreia. “Nossos treinamentos terão que ser de muita intensidade. Se não é possível realizar amistosos, temos assim que procurar dar o máximo nas atividades. A motivação agora que a estreia está quase 100% confirmada tem que prevalecer. Conto com a colaboração e empenho nos treinamentos de todos. Intensidade acima de tudo”, disse o comandante.
Enquanto que os jogadores realizaram o aquecimento e disputaram o ‘rachão’ de 20 minutos, Verfe declarou da importância de uma boa arrancada na Liga. “Ainda não está oficializada a fórmula de disputa mas se mantiverem a regionalização, teremos uma primeira fase bem mais curta em relação a um único grupo. Dentro da chave temos que arrancar bem. Tem a possibilidade de realizarmos dois a três jogos fora de casa e ter assim um maior número de compromissos em casa no returno. Uma boa arrancada é essencial para inicialmente buscarmos a classificação e em segundo plano brigarmos pelas primeiras colocações. Na soma geral ficarmos no G8 é essencial para ter vantagem ao menos no primeiro play off”, declarou o técnico.
Ele cita que não apenas a Assoeva mas outras equipes também irão começar a Liga Futsal sem a realização de qualquer jogo amistoso. “É o lado complicador de todas as equipes. É mais uma dificuldade a ser superada por todos. Você treina jogadas com o grupo mas colocar em prática contra os adversários é tudo muito diferente. Por isso partimos do princípio de treinarmos bastante, com seriedade, intensidade sempre para assim chegarmos na estreia o mais próximo possível do nível de competitividade”, completa Verfe.
Em relação a estrear fora, o técnico projeta até três jogos fora no começo da Liga. “Surgiu essa possibilidade de adequarmos datas para em uma viagem realizar um maior número de jogos. Nada disso ainda é certo pois diante dos protocolos definidos é que iremos definir questões quanto a logistica. Se tiver que estrear fora, sem problema algum. O que mais todos querem mesmo é que a Liga Futsal tenha bola rolando”, conclui o comandante.
Na Liga Futsal 2020 a equipe da Assoeva/Unisc/ALM está no Grupo ‘B’ ao lado do Joaçaba, Tubarão e Jaraguá, de Santa Catarina, mais Campo Mourão, Pato e Umuarama, do Paraná.