Na noite de terça-feira, 8, no ginásio Capingui, na cidade de Passo Fundo, as equipes do Passo Fundo e a Assoeva/Unisc/ALM, de Venâncio Aires, disputaram a finalíssima do Campeonato Estadual de Futsal Série Ouro. No confronto derradeiro da competição de 2020, o Passo Fundo, de forma invicta, selou a conquista inédita para o clube. Foram oito jogos no total com 100% de aproveitamento. Equipe de segundo melhor ataque teve a defesa menos vazada.
Em sua sétima decisão do Estadual, a Assoeva tem agora cinco vice-campeonatos (2009, 2010, 2014, 2015 e 2020). São duas as conquistas: (2017 e 2019). Contra o Passo Fundo a Assoeva não tem o que lamentar: perdeu a ida no Poliesportivo, na manhã de sábado, 5, pelo placar de 4 a 0, e por 3 a 1 na cidade de Passo Fundo.
No confronto de volta, quando jogava somente pela vitória, a Assoeva fou superior no primeiro tempo. Criou as melhores oportunidades com Vini Scola, Mateus Torres – que acertou o poste – e com Saraiva.
Na etapa final, mesmo com o Passo Fundo equilibrando as ações, a Assoeva foi quem mais propôs o jogo. Para coroar todo o esforço e entrega dos atletas, a Assoeva, que jogava somente pela vitória no tempo normal, abriu o escore nos cinco minutos finais do segundo tempo por meio de Vini Scola que tabelou com Boni. Vini Scola, quando de frente para o gol, chutou a meia altura no canto direito do goleiro Ângelo.
Nos três minutosfinais , apostando no tudo ou nada, o Passo Fundo colocou Gleison como goleiro linha. Com a bola de pé em pé, a equipe mandante foi trocando passes. Faltando 1min16seg, o pivô Matheus Gaúcho recebeu na esquerda e no chute cruzado mandou a bola para o gol, igualando assim o marcador.
Depois do empate foi a vez da Assoeva arriscar com goleiro linha. A 51s do fim, após rápido contra-ataque pelo meio, a bola sobrou para Ribeirão marcar o gol da virada em favor do Passo Fundo. Quando restavam apenas 24s, o Passo Fundo recuperou a bola com o goleiro Ângelo. Este, dentro da sua área de meta, mandou o chute certeiro. Com a meta da Assoeva desguarnecida, o Passo Fundo selou a vitória em 3 a 1.
Ficha técnica
Passo Fundo (3) – Ângelo, Farinha, Gui Canhoto, Haap e Matheus Gaúcho. Entraram ainda Ribeirão, Beiço, Japa e Gleison.
Técnico: Juninho.
Assoeva (1): Deividi, Boni, Vini Scola, Gutsavo Saraiva e Vagner Manica. Entraram Mateus Torres, Valdin, Marcelo Giba, Rafinha e Gabriel Darici.
Técnico: Guilhermo Verfe.
Arbitragem: Ricardo Amaral Messa e Rafael Amaro.
Gols: Matheus Gaúcho, Ribeirão e Ângelo (PF); Vini Scola (A).
Local: Ginásio Capingui, na cidade de Passo Fundo.
Seleção da Série Ouro
No ato de entrega da premiação dos troféus e medalhas, a FGFS anunciou a Seleção da Ouro.
O melhor goleiro foi Alemão, do Guarani, de Frederico Westphalen.
Para a posição de fixo a escolha recaiu para Boni, da Assoeva.
O melhor ala direito foi Kélvin, do BGF, de Bento Gonçalves.
O destaque da ala esquerda foi Gregory, do Guarani, de Frederico Westphalen.
Para a posição de pivô o destaque foi Matheus Gaúcho, do Passo Fundo.
O título de melhor técnico foi para Juninho, do Passo Fundo.
Equipe campeã também teve o craque da competição. A eleito foi o ala Farinha.
208 é o número de gols marcados nos 30 jogos disputados na Série Ouro.